Como o primeiro critério de desempate é o número de vitórias e neste momento o Corinthians leva vantagem de dois triunfos (19 a 17), o time paulista ainda assim terminaria o torneio com uma vitória a mais que o rival carioca (21 a 20).
O Corinthians enfrenta o Atlético-MG, domingo, no Pacaembu. Depois, no dia 27, visita o Figueirense em Florianópolis e por fim pega o Palmeiras, no Pacaembu, dia 4 de dezembro. Já o Vasco tem no seu caminho o praticamente rebaixado Avaí, em casa, no próximo domingo. Depois tem dois clássicos: o Fluminense, dia 27, e o Flamengo, dia 4.
"É importante somar pontos até o fim. Não adianta pensar no Vasco, se a gente só depende de nós mesmos para sermos campeões. No domingo, contra o Atlético Mineiro, a gente tem mais uma decisão e de nada vai adiantar fazer contas se a gente não conseguir fazer nossa parte", disse o atacante Willian.
Entenda a matemática do Vasco para ser campeão brasileiro
O iG fez algumas simulações para ajudar a torcida do atual campeão da Copa do Brasil a entender o que o time precisa para chegar ao quinto título brasileiro (já foi campeão em 1974, 89, 97 e 2000). Em tempo: ainda que outras equipes tenham chances matemáticas, o 'guia vascaíno' compreende apenas a briga com o Corinthians.
Na reta final, o Vasco enfrenta Avaí, Fluminense e Flamengo, enquanto o Corinthians joga contra Atlético-MG, Figueirense e Palmeiras. Como o Vasco tem duas vitórias a menos e faltam só três rodadas, qualquer empate em pontos dará o título ao Corinthians.
Se o Vasco vencer seus três jogos
O Vasco chegaria a 71 pontos e torceria para o Corinthians perder ao menos um jogo. Assim, o time comandado por Tite ficaria com no máximo 70 pontos.
Se o Vasco vencer dois jogos e empatar um
Nesse caso, o Vasco chegaria a 69 pontos e o Corinthians poderia terminar no máximo com 68. Para isso, o time paulista teria que perder um jogo e empatar outro.
Se Caso o Vasco vencer dois jogos e perder um
Nesse caso, a equipe de São Januário ficaria com 68 pontos e o Corinthians poderia terminar no máximo com 67. Nessa situação, o time de Parque São Jorge teria que perder pelo menos dois jogos.
Se o Vasco vencer um jogo e empatar dois
Os vascaínos chegariam a 67 pontos e torceriam para o concorrente chegar no máximo a 66. Para isso, o Corinthians poderia no máximo empatar dois jogos.
Se o Vasco vencer um, empatar um e perder um
Com 66 pontos, a equipe caricoa torceria para o rival somar no máximo 65. Aí, o Corinthians teria que perder duas vezes e no máximo empatar o outro jogo.
Se o Vasco vencer um e perder dois (ou empatar os três)
E, por último, caso o Vasco some apenas três pontos na reta final, chegaria a 65. Então, para o time carioca ser campeão, o Corinthians teria que perder seus três compromissos e estacionar nos atuais 65 pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário