sexta-feira, novembro 18, 2011

Enade reprova 46 instituições na Bahia

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) reprovou 46 instituições de ensino superior na Bahia, segundo resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), publicado nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União. O IGC leva em consideração a nota dos alunos no Enade, além de outros indicadores como infraestrutura e qualidade do corpo docente. As notas vão de 1 a 5, sendo consideradas as médias 1 e 2 como insatisfatórias.
Outras 45 instituições na Bahia alcançaram o resultado considerado satisfatório. Duas foram avaliadas como boas – a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) – enquanto outras 17 instituições ficaram sem classificação, por ainda não terem formado alunos ou por não oferecer cursos nas áreas de saúde e ciências agrárias, que foram as áreas escolhidas para avaliação este ano.
Para Nadja Vieira, presidente da Associação Baiana das Mantenedoras do Ensino Superior (Abames), a maioria das pessoas ainda vê as instituições particulares de ensino como elas eram há mais de dez anos, quando iniciou-se um acelerado processo de expansão. Esta ideia é, nas palavras da professora “preconceituosa e prejudicial”. Segundo ela, as universidades, centros universitários e faculdades particulares baianas estão dispostas a mostrar para a sociedade que o segmento está hoje em outro patamar: o do profissionalismo.

Questionada sobre a avaliação do IGC, Nadja Vieira enfatiza que é preciso conhecer o que o índice representa, para que não haja uma avaliação precipitada a respeito da qualidade da instituição ou de um curso. “Não há uma avaliação do processo educacional. É um índice. Um e dois não quer dizer que não haja qualidade, é uma advertência, uma chamada de atenção aos avaliadores. In loco é que eles irão verificar a real situação. Não se deve tomar o IGC como um conceito institucional”, enfatiza.
Dados nacionais - Dos 4.143 mil cursos avaliados em 2010 pelo Enade no país, 594 não atingiram resultado satisfatório no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Entre os cursos avaliados, 1.115 ficaram sem conceito porque não tinham um número mínimo de estudantes concluindo o curso.
Considerando apenas as graduações que obtiveram CPC, as com nota baixa representam 20% do total. Os cursos com CPC 4 ou 5 são considerado bons e os com nota 3, satisfatórios. Cerca de 80% tiveram resultado entre 3 e 5 e só 58 cursos podem ser considerados de excelência, com CPC máximo (5). O conceito leva em consideração, além dos resultados do Enade, a infraestrutura da escola, o corpo de professores e o projeto pedagógico.
Corte de vagas - O Ministério da Educação (MEC) vai cortar vagas de todos os cursos que obtiveram CPC 1 ou 2 em 2010 e que tenham registrado resultado insatisfatório em outros ciclos do Enade (2008 ou 2009). A previsão é que 50 mil vagas sejam cortadas em diferentes áreas até o fim de 2011. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) baliza a expansão das vagas da educação superior no país porque prevê medidas de correção dos problemas para as instituições e cursos com baixos resultados.
“Para quem está fora dos parâmetros de qualidade, o Sinaes estabeleceu os termos que os trazem para a qualidade. Queremos que o sistema continue em expansão, mas com um freio naqueles cursos que estão com problema”, disse o ministro. Ele informou que cerca de 95% dos cursos de medicina que passaram pelo processo de supervisão do MEC por apresentar CPC insatisfatório em anos anteriores melhoraram o desempenho em 2010.
Entre os 19 cursos com CPC 1, quatro são oferecidos por universidades estaduais e o restante, por instituições de ensino privadas.
*Com a colaboração do repórter Donaldon Gomes
Confira as Instituições de Ensino Superior reprovadas na Bahia:
- ÁREA1 - FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ILHÉUS
- CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA
- ESCOLA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA
- ESCOLA DE NEGÓCIOS DO ESTADO DA BAHIA - ENEB
- FACULDADE ADVENTISTA DE FISIOTERAPIA
- FACULDADE CASTRO ALVES
- FACULDADE CATÓLICA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA BAHIA
- FACULDADE CIDADE DO SALVADOR
- FACULDADE DE ARTES, CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
- FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ALBERT EINSTEIN
- FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS
- FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
- FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PIEMONTE DA CHAPADA
- FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
- FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DE VITÓRIA DA CONQUISTA
- FACULDADE DELTA
- FACULDADE DO DESCOBRIMENTO
- FACULDADE DO SUL
- FACULDADE DO SUL DA BAHIA
- FACULDADE DOM PEDRO II
- FACULDADE EVANGÉLICA DE SALVADOR
- FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
- FACULDADE INTEGRADA EUCLIDES FERNANDES
- FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI
- FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA
- FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXEIRA DE FREITAS
- FACULDADE REGIONAL DA BAHIA
- FACULDADE REGIONAL DE ALAGOINHAS
- FACULDADE REGIONAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CANDEIAS
- FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO
- FACULDADE SANTO AGOSTINHO
- FACULDADE SANTO ANTONIO
- FACULDADE SÃO CAMILO
- FACULDADE SÃO FRANCISCO DE JUAZEIRO
- FACULDADE SÃO SALVADOR
- FACULDADE SÃO TOMAZ DE AQUINO
- FACULDADE UNIME DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
- FACULDADE VASCO DA GAMA
- FACULDADE ZACARIAS DE GÓES
- FACULDADES INTEGRADAS IPITANGA
- INSTITUTO BAIANO DE ENSINO SUPERIOR
- INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNYAHNA DE BARREIRAS
- INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNYAHNA DE SALVADOR
- INSTITUTO SALVADOR DE ENSINO E CULTURA
- INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DA BAHIA

Nenhum comentário: