terça-feira, novembro 29, 2011

PDDU: Criação de hotéis de turismo causa polêmica

A prefeitura pretende enviar até o final desta semana à Câmara de Vereadores o projeto de revisão da Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (Louos). O objetivo é possibilitar a aplicação dos incentivos à instalação de hotéis para a Copa 2014, previstos no projeto de reforma do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), segundo revela o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham), Paulo Damasceno. A Louos é a principal legislação que traça diretrizes para os empreendimentos e construções na cidade. “Estamos encaminhando a Louos possivelmente nesta semana, trazendo e atualizando as diretrizes (urbanas)”, afirma Damasceno.
O projeto de reforma do PDDU, que chegou à Câmara na última sexta-feira, prevê 10 áreas destinadas à hotelaria, além de incentivar a instalação de hotéis por toda a cidade com a possibilidade de elevação do gabarito, que na orla seria de seis a 12 andares, para nove a 18 andares.
Críticas - Alguns pontos do projeto de reforma do PDDU mereceram críticas do arquiteto Armando Branco, professor de planejamento urbano da Unifacs. Um dos pontos criticados por Branco é a nova categoria de hotel de turismo proposta pelo projeto do PDDU, que tornaria possível a instalação de grandes empreendimentos, como centros de convenções e shopping centers, conjugados aos hotéis, o que causaria impactos no trânsito e na estrutura dos bairros que recebessem esse tipo de hotel.
O secretário Paulo Damasceno, no entanto, garante que tal hipótese não será permitida pela prefeitura, pois o uso hoteleiro dos empreendimentos será priorizado durante o licenciamento.

Nenhum comentário: