terça-feira, novembro 22, 2011

Samu em todo o Estado

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai cobrir todo o Estado até o fim de 2012. A promessa de universalização foi feita ontem pelo governador Eduardo Campos, no Recife, durante lançamento do Piso Estadual da Atenção Primária em Saúde, verba que ajudará todos os municípios a pagar parte das despesas com ações básicas do SUS, até então custeadas só com dinheiro municipal e federal. Na ocasião, o governador também anunciou o início da construção das UPAs de Especialidades. A primeira será em Petrolina, Sertão, com início de implantação entre o fim deste ano e 2012.
Das 185 localidades de Pernambuco (184 municípios e o distrito de Fernando de Noronha), apenas 38 são atendidas pelo Samu. São ao todo 104 ambulâncias para 20,5% do Estado, socorrendo vítimas do trânsito, de acidentes domésticos e no trabalho, de agressões e de mal súbito. Região Metropolitana, Caruaru e Petrolina já contam com o serviço acionado pelo telefone 192.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, serão adquiridas mais 123 unidades básicas e 24 avançadas, elevando a frota para 251 veículos. Quatro centrais vão funcionar, regulando os atendimentos. Além do Recife e Caruaru, já existentes, será criada uma em Serra Talhada, e dado status regional a Petrolina, onde o serviço é restrito ao município.

Nenhum comentário: