sexta-feira, dezembro 02, 2011

Africano pretende lançar ao espaço aeronave construída no quintal da casa da mãe


A estrutura da oficina onde se desenvolve o Programa de Pesquisa Espacial Africano nem de longe lembra a NASA. Mas tem lá os seus méritos. Sem dinheiro ou apoio do governo, o ex-estudante de astronomia Chris NSamba, de 28 anos, resolveu liderar a construção da aeronave que, segundo ele, vai levar o primeiro africano ao espaço. Tudo feito no quintal da casa da mãe dele, em Uganda, em meio a entulhos e escombros.
Em três anos, Chris recebeu a ajuda de 600 voluntários para construir a aeronave batizada de African Skyhawk, que pode voar a 24 km de altura. Segundo reportagem do jornal “Daily Mail”, o idealizador do programa espacial planeja iniciar os testes em 2012. De acordo com o africano, se tudo der certo, a Uganda vai fazer a primeira viagem ao espaço em quatro ou seis anos.
“Essa não é uma missão de um homem só. Nós trabalhamos juntos para marcar gols”, explicou Chris, sem esquecer do esforço dos colegas. “Eu treinei meus companheiros em astronomia avançada. Eles são muito bons em cálculos astronômicos e em identificação de objetos espaciais”, garantiu ele.
Sem dinheiro ou apoio, Chris desenvolveu um plano “simples” até mesmo para o treinamento de gravidade zero. “É fácil! Eu tenho um motor a jato e estou planejando construir um túnel, colocar o motor em uma extremidade e quando eu colocar alguém lá dentro, ele vai flutuar como se estivesse no espaço”, esclareceu ele, sem hesitar por um minuto sequer.

Nenhum comentário: