segunda-feira, dezembro 26, 2011

Artista mais velho do mundo morre aos 108 anos, na Alemanha

Johannes Heesters, o artista mais velho do mundo, segundo o livro dos recordes "Guinness", faleceu na Alemanha, aos 108 anos. Tenor de formação, o holandês subiu ao palco mais 9 mil vezes e se consagrou como uma estrela dos cabarés e musicais. Durante a Segunda Guerra Mundial, sua reputação ficou comprometida porque apoiou o partido de Hitler. Em plena ocupação nazista na Holanda, Heesters visitou o campo de concentração de Dachau e assistiu a um concerto em sua homenagem, apresentado por uma orquestra de judeus presos. Apesar das acusações, o ator negou o ocorrido.
Em 1964, foi extremamente criticado por aceitar o papel do capitão Von Trapp, na montagem de "Sonrisas y Lágrimas". O personagem, viúvo, não só se apaixonou pela babá de seu filho como foi retratado como um herói por Hollywood. O que só reforçou sua figura polêmica.
Casado duas vezes, primeiro com uma artista plamenca e depois com uma alemã, Heesters deixa dois filhos. Em 2008, interpretou, no cinema, um científico condenado à morte por dizer que a Terra era redonda. Esta foi sua última atuação nas telas. Quando subiu novamente aos palcos, aos 105 anos, foi elogiado pela crítica graças a sua voz. Sua última passagem por um teatro holandês foi num concerto de despedida de um diretor de teatro, em Amersfoot, sua cidade natal.

Nenhum comentário: