sexta-feira, dezembro 02, 2011

Caminhada marcou o Dia Mundial de Luta contra Aids em Itabuna


No Dia Mundial de Luta contra Aids, 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde de Itabuna, através do Centro de Referência Júlio Brito DST/Aids realizou uma caminhada, que percorreu a avenida Cinquentenário, com entregas de preservativos e panfletos explicativos. O evento envolveu diversos setores da sociedade, que marcharam em defesa do lema da campanha deste ano: “Camisinha sempre, preconceito jamais”.

A mobilização reuniu os departamentos da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade do município, além do Grupo de Apoio e Prevenção a Aids (Gapa), Grupo Humanos, de Organizações Não Governamentais, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e a sociedade em geral. Todos unidos chamaram a atenção para o não preconceito e a necessidade de prevenção contra Aids.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência Júlio Brito, Maria Vitória Ramos Gonçalves as pessoas que morrem com Aids são aquelas que descobrem a doença tardiamente, por esse motivo é tão importante a prevenção e realização de testes, que são disponibilizados gratuitamente pela unidade. A campanha deste ano está voltada para o público jovem gay, pois de acordo com os estudos, aumentou a incidência de Aids nesse público em média 26%.

“A mobilização chamou a atenção para o não preconceito, falar que a discriminação existe que a prevenção é primordial e estamos todos os dias do ano trabalhando a prevenção, oferecendo testes gratuitos e as pessoas que se descobrirem soros positivos tem tratamento, apesar da Aids não ter cura, a pessoas vivem muito bem com o vírus”, explicou Vitória.

O coordenador do Departamento da Média e Alta Complexidade, Tiago Domingos Santos entende que o grupo precisa dar uma visibilidade maior a prevenção e “por conta disso, prevenir é muito mais fácil do que remediar”. Para o coordenador do Grupo Humanos, José Dantas de Araújo, que representa o grupo gay em Itabuna, o trabalho preventivo é realizado em todos os setores sociais durante todo o ano, com realização de palestras e distribuição de preservativos.

O Grupo Afro Encantarte também participou do evento, com apresentações de dança e percussão infantil. De acordo com o coordenador do grupo, Egnaldo França, eles participam todos os anos da caminhada, “com o propósito de fortalecer o apoio ao Dia Mundial de Luta contra Aids”.

Estatística
O Centro de Referência atende em média 123 municípios, e desses pelo menos um caso é registrado em cada cidade. Neste ano foram registrados cinco casos novos de Aids e 41 casos de portadores de HIV. Pensando nisso, são oferecidos gratuitamente, durante todo o ano testes para HIV, Sífilis, Hepatites Virais, HTLV de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Nenhum comentário: