No primeiro dia do ano-novo, o próximo domingo, os planos de saúde terão de passar a oferecer a seus clientes 69 novos tipos de procedimentos médicos, que a farão parte do chamado Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Publicada em agosto de 2011 pela agência, a Norma 262 atualiza a tabela de oferta obrigatória para os clientes que assinaram contrato com as operadoras depois de 1998, que são os planos regulados pela ANS. O rol é a listagem mínima de consultas, cirurgias e exames que uma empresa de saúde suplementar deve oferecer.
Dentre os destaques estão 41 novas cirurgias realizadas com auxílio de vídeo, como a colocistectomia com fístula biliodigestiva, herniorrafia com ou sem ressecção intestinal e cirurgia bariátrica (gastroplastia, ou redução de estômago), que são procedimentos menos invasivos que os convencionais. Na relação de exames, os clientes terão acesso a 13 novos, incluindo a análise molecular de DNA dos genes EGRF, entre outros.
Cerca de 70% das mudanças partiram de sugestões da sociedade e três procedimentos foram os mais sugeridos – oxigenoterapia hiperbárica para o pé diabético, exames para determinar marcadores genéticos, que revelam se determinado tratamento é eficaz para o paciente de câncer, e a angiotomografia, exame menos invasivo para o diagnóstico de obstrução coronariana. Outro procedimento que teve mobilização da sociedade foi a cirurgia bariátrica por videolaparoscopia – a ANS recebeu abaixoassinado com 2 mil assinaturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário