domingo, dezembro 11, 2011
CRÍTICA: Tecnologia é recurso valoroso para a cenografia
Enquanto Artur Xexéo promove o seu tradicional concurso da Mala do Ano, aqui é hora de selecionar notas dez — as da coluna e as dos leitores — e de rememorar os piores de 2011. Relendo tanto material publicado, alguns, entre inúmeros temas, se destacam. Os bons resultados obtidos com o casamento da cenografia com a computação são um caso assim. O melhor exemplo é “Tapas & beijos”. A série da Globo é ambientada em Copacabana, e não numa versão genérica do bairro. O que vemos na televisão são prédios conhecidos de qualquer carioca da gema, como aquele, grandão e redondo, que indica a proximidade do Lido. Todo o conjunto arquitetônico em parte reproduzido no Projac, em parte resultado de tecnologia, é responsável por fazer o público viajar até uma região particular e concreta da cidade.
Lá, nesse lugar que existe, fazem todo o sentido estabelecimentos que não existem, mas que ganham credibilidade: uma loja de artigos para noivas, um restaurante como o de seu Chalita (Flávio Migliaccio) e um comércio de bugigangas como o de Armane (Vladimir Brichta). “Tapas & beijos” tem também uma rua cenográfica que faz um suco dessa Copacabana mais literal. Mas é só um complemento.
Em 2009, em “Paraíso tropical”, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, o diretor Dennis Carvalho usou pela primeira vez o recurso do backlot para promover a extensão virtual de cenários, com a geração de ambientes virtuais a partir da captação de locações reais. Com essa mágica, Copacabana também ganhou amplitude naquela produção que tinha um núcleo ótimo ambientado no bairro.
“Fina estampa” tem muitas cenas em externas, o que é positivo, ilumina a novela. E usa backlot nas cenas gravadas no hotel em que Teodora (Carolina Dieckmann) morou e onde voltará para trabalhar. Este ano, efeitos especiais não ajudaram apenas a cenografia. Eles foram destaque também em “Morde & assopra”, quando Gustavo Garnier e equipe criaram os dinossauros que animavam os sonhos de Júlia (Adriana Esteves). Ele já tinha sido elogiado pelo céu de “Escrito nas estrelas”.
Efeitos não devem ser usados a torto e a direito, sob pena de o gosto duvidoso dominar. Mas são um recurso valoroso para ajudar a criatividade.
Klebber Toledo ganha papel de Jonatas Faro em musical
Sucesso em “Morde & assopra” como Guilherme, filho de Dulce (Cássia Kis Magro), Klebber Toledo vai protagonizar seu primeiro musical. Ele foi escolhido para substituir Jonatas Faro na versão brasileira de “Fame”. Jonatas teve que deixar o posto por causa de “Marias do lar”, próxima novela das 19h da Globo.
Veja as notas dez e zero dos leitores
Estes são os dez e zero de leitores selecionados para a coluna impressa deste domingo:
TATIANA FRANCO:
Para o “Roda viva” da TV Cultura. As entrevistas ultimamente estão sensacionais. Jô Soares, Datena e FHC, só para citar algumas.
Para o Multishow, que criou o programa “Presença VIP” para que ex-BBBs mostrem seu cotidiano após os 15 minutos de fama. É monótono e entediante.
SÉRGIO PACHECO:
Para mais uma cena emocionante em “A vida da gente”, quando Ana (Fernanda Vasconcellos) lê o blog de Manu (Marjorie Estiano).
Para a trama repetitiva de Mãe Iara em “Aquele beijo”. Claudia Jimenez está ótima e sua personagem é divertida, mas a situação dos banhos já cansou.
BRENO RIBEIRO:
Para a reprise de “Mulheres de areia”, na Globo, e “Fascinação”, no SBT. E para “Amor & sexo”, que tem linguagem adequada ao tema.
Para o canal por assinatura Disney Channel, pelas incansáveis reprises do filme “16 desejos” em sua grade de programação.
Setentinha
Renata Dominguez e Leonardo Brício aparecerão septuagenários no final de “Rei Davi”. Eles usaram uma máscara de látex (a caracterização é de Vavá Torres).
Cláudia de verdade
Cláudia Abreu, que fará uma personagem inspirada em cantoras populares, como Joelma, da Banda Calypso, vai soltar a voz de verdade em “Marias do lar”. Ela é afinadinha.
Sabores de verão
O GNT gravou a série especial de verão do “Que marravilha!”, de Claude Troisgros, numa casa no Joá.
Dupla viajante
A MTV — que voltou a produzir o “Mochilão” depois de três anos — mudou o foco da atração. O programa será voltado apenas para as baladas. As gêmeas do nado sincronizado, Bia e Branca Feres, vão apresentar os seis episódios. Um deles foi gravado em Salvador.
NOTA 10
Para “Tapas & beijos”, que é um dos melhores programas da televisão hoje. Trata-se de uma feliz combinação dos textos de Cláudio Paiva, com um elenco de primeiríssima, sem exceção, dirigido por Maurício Faria.
NOTA 0
Para o Telecine Premium, que na última semana passou “Enrolados”, filme da Disney para crianças. No fim, a tela se dividiu e, juntamente com os créditos do longa infantil, mostrou o anúncio de... “Bruna Surfistinha”. Que falta de noção. (Patricia Kogut)
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