Segundo informações do jornal inglês Daily Telegraph, a FBI, polícia federal americana, investiga supostas irregularidades nas candidaturas aos Mundiais de 2018 e 2022, conduzidas pela Fifa. As eleições, realizadas em dezembro de 2010, foram vencidas por Rússia e Catar, respectivamente.
O jornal diz que o FBI tem "evidências substanciais" de que a caixa de e-mails da candidatura americana, derrotada no pleito para 2022, foi vítima de "hackers". A polícia americana acredita que o mesmo ocorreu com a Inglaterra e solicitou informações e acesso aos dados da candidatura do país.
Outro foco da investigação do FBI seria a eleição à presidência da Fifa, vencida por Joseph Blatter em junho deste ano. O processo foi marcado pela expulsão do candidato opositor Mohamed bin Hamman por suposto suborno a dirigentes do Caribe. O FBI acredita que o dinheiro teria passado pelos Estados Unidos.
Resposta
O comitê russo, vencedor do pleito por 2018, divulgou um comunicado no qual diz desconhecer qualquer investigação. "Rússia 2018 não vai comentar qualquer especulação. O comitê local não foi contatado sobre qualquer investigação. Nós da Rússia 2018 estamos orgulhosos da maneira como esta longa e competitiva campanha foi conduzida", diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário