segunda-feira, dezembro 12, 2011

A FTC sempre com o MEC


A Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) lança novo sistema avaliativo prá mostrar ao MEC o quanto ela é melhor que as outras e prá ganhar as tais estrelinhas do “TOP OF MIND”.
A FTC, até o ano passado, tinha como sistema de avaliação semestral dos estudantes a Verificação De Aprendizagem Institucional (VIDA), onde os alunos respondiam a uma prova de acordo a sua grade curricular, essa prova tinha um valor extra-média de um ponto, do qual poderia ajudar ou não o aluno em sua nota, mas jamais prejudicaria.
Esse ano não se sentindo satisfeitos com essa avaliação institucional que estava aprovada pelos alunos há alguns anos, a FTC lança uma nova avaliação a Verificação Multidisciplinar (VMD), onde a única diferença da antiga prova é o sistema de cálculos, eles retiraram um ponto da média exclusivo para essa prova, o que não foi aceito pelos alunos e que esse ponto foi considerado uma nova unidade, ou seja, seria mais uma multiplicação e divisão, resultando em, o aluno que não tirasse nota maior que sete nessa prova, sua nota de média seria diminuída. Traduzindo, o aluno poderia ate ter passado na unidade, se fosse mal nessa prova, sua nota iria cair e ele iria entrar na final da matéria.
Explicando melhor o cálculo:
Antes com o vida:

1° unidade: -Prova individual valor (10,0) peso(8,0)
-Trabalho em grupo valor (10,0) peso (2,0) (média de unidade é 7,0)

2° unidade: -Prova individual valor (10,0) peso(8,0)
-Trabalho em grupo valor (10,0) peso (2,0) (média de unidade é 7,0)

No fim você somava quanto tirou nas duas unidades e dividia por dois, a média pra que o aluno passe é sete. Logo, menos que isso o aluno iria pra final. A VIDA ajudava com alguns décimos extras às vezes,ou não ajudava,dependia de sua pontuação na prova.
Com o VMD:

1° unidade: - peso (4,5)
2° unidade: - peso (4,5) (média de unidade é 7,0)
-VMD peso (1,0)

Detalhe: caso você tire uma nota na VMD menos que sete, independente sua nota cai na média.
Diante disso, os alunos de todos os cursos estão indignados, pois apresentaram nota de média (7,0) nas matérias e quando a VMD foi lançada ao sistema os alunos entraram em final.
Então nós alunos dos cursos da FTC estamos nos unindo para uma mobilização amanhã a partir das sete e meia na própria FTC, para conseguirmos anulação dessa verificação institucional, ou que possamos ao menos entrar em um acordo.
Ao conversar com o diretor gera da FTC, Heraldo Morais, fui surpreendida com sua opinião diante da VMD. A maior preocupação dele não era as grandes queixas que existiram essa manhã contra a avaliação, mas sua preocupação é centrada com o que o MEC vai achar,com ser melhor que outras faculdades e com receber as estrelinhas do “TOP OF MIND”.Essa me foi a justificativa de Prof.Heraldo com relação a VMD.O MEC porque a FTC tem mais pontos que outras faculdades que tiraram dois ou que fecharam vagas,isso eu sei porque ele me falou,e que eles tinham que fazer essa avaliação para provar que são melhores pro MEC,ele me disse que não sentia orgulho disso,quer bem saber? Quem não sente orgulho nem comenta. Ele tava pouco se importando como desgaste emocional dos seus alunos, apenas quer mostra pro lado de fora que é melhor, esquecendo ele que a força da FTC vem de dentro. E se todos saírem Prof. Heraldo, onde você vai conseguir suas estrelinhas?
Ele pouco se importou com minha tentativa passiva de conversa,já que eu não queria o cancelamento da prova,porque concordo que devemos ser avaliados,mas que ele mudasse o sistema de cálculos,apenas isso, mas ele tinha que sair já que havia um táxi esperando por ele na porta. Ao menos ele se preocupou em saber meu nome, acho que é pra não cruzar com ele novamente. Mais acho difícil também ele esquecer agora.
http://tuannysampaio.blogspot.com/2011/12/ftc-sempre-com-o-mec.html

Nenhum comentário: