Instituído do calendário letivo da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna como um dos momentos mais expressivos de troca de experiências, intercâmbio de conhecimentos, socialização de práticas exitosas e aproximação entre gestores, coordenadores pedagógicos e professores, O Seminário da Educação Grapiúna foi realizado mais uma vez com a participação de 111 unidades escolares.
O evento, que é parte integrante na programação das ações Pedagógicas da Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna, ocorreu no no auditório da FTC, no início deste mês, e foi dividido em três momentos. Inicialmente, sob a coordenação da Assessoria de Acompanhamento ao Projeto Político-Pedagógica (PPP) das escolas, os diretores municipais participaram do V Intercâmbio Entre Gestores Escolares.
Num segundo momento, foi a vez dos docentes interagirem no VI Seminário de Trocas, sob coordenação da Assessoria de Formação Continuada, apresentando resultados de trabalhos implementados nas unidades escolares visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Já à Assessoria Técnico-Pedagógica do Laboratório de Aprendizagem (Lapis), juntamente com as unidades escolares, expuseram os resultados de suas intervenções pedagógicas no VII Seminário de Socialização das Ações e do Lapis.
Segundo a diretora do Departamento de Educação Básica, Fátima Cristina Vasconcelos Souza Góis, essas iniciativas são promovidas enquanto política de trabalho implementada, partindo da compreensão do quanto é imprescindível a constância de integração das comunicações entre as comunidades escolares e a Secretaria Municipal de Educação.
“Esse trabalho se consolida em uma prática participativa e democrática, no que diz respeito às participações efetivas de todos os atores que fazem a educação pública municipal de Itabuna, constituindo-se, portanto, na busca constante pela melhoria qualitativa da educação”, argumenta Fátima. Ela acrescenta ainda que neste mesmo contexto, a coordenação da Educação do Campo também promoveu o seu I Seminário de Práticas Pedagógicas, socializando as experiências das escolas do campo acerca de suas peculiaridades e desafios enfrentados.
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