sexta-feira, dezembro 02, 2011

Realizada em Ilhéus primeira oficina de diagnóstico do Plano Municipal de Recuperação da Mata Atlântica


A primeira oficina de diagnóstico do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) foi realizada durante todo o dia desta sexta-feira (2) no auditório da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), localizada no centro da cidade. A proposta central do evento, que contou com a presença de autoridades, ambientalistas, técnicos governamentais e representantes do movimento social, foi avaliar a situação dos remanescentes de Mata Atlântica no município. Importante instrumento de desenvolvimento sustentável, o Plano atende ao disposto na lei federal nº 11.428, de 22 dezembro de 2006, regulando a conservação, a proteção, a regeneração e a utilização da Mata Atlântica.
A solenidade de abertura da oficina de diagnóstico contou com a participação do coordenador do Gambá (Grupo Ambientalista da Bahia), Renato Cunha, do presidente do Conselho de Defesa do Meio Ambiente do Município de Ilhéus (Condema), José Nazal, do secretário municipal do Meio Ambiente (Sema), Harildon Ferreira, e da consultora do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), Heloísa Orlando. Logo após a cerimônia de abertura, ainda na primeira parte da manhã, a coordenadora na Rede de ONGs da Mata Atlântica, Ivy Wiens, fez uma breve explanação sobre “A Importância dos Planos Municipais de Recuperação e Conservação da Mata Atlântica”.
Na visão dela, o município de Ilhéus está na vanguarda, uma vez que deverá ter, até o início de 2012, o primeiro Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica da Bahia. “Nesse sentido, estamos aqui hoje para elaborar um diagnóstico capaz de contemplar algumas questões cruciais. Quais são as iniciativas que podem ser incorporadas? Quais são os projetos existentes? Quais são as áreas degradadas? Como está a mobilização social?”, indaga. Segundo Ivy Wiens, o diagnóstico precisa levar em consideração os diversos aspectos legais, com o cumprimento da legislação do setor, e os aspectos técnicos, com a materialização de uma gama considerável de levantamentos preliminares.

Nenhum comentário: