sexta-feira, dezembro 09, 2011
Saúde elabora Plano de Contingência para combate a dengue em Ilhéus
Diretores de departamento e coordenadores da Secretaria da Saúde de Ilhéus se reuniram na tarde de quinta-feira (8) para mais uma etapa da construção do Plano de Contingência para enfrentamento da epidemia de dengue. Participaram da reunião o secretário da Saúde, Alexandre Simões, além de representantes da Secretaria de Serviços Urbanos, do Hospital Regional e da 6ª Dires (Diretoria Regional de Saúde). Na oportunidade do encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria, foram discutidos e apresentados os projetos elaborados por cada setor.
O plano de Contingência indica a estrutura organizacional e de apoio planejada pela Secretaria da Saúde do município para o caso de uma situação de epidemia. Segundo a diretora do departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia, a elaboração desse projeto envolve todos os departamentos porque foi elaborado um plano de ação para a epidemia de acordo com o nível assistencial, que abrange a atenção básica, apoio diagnóstico, necessidade de internação hospitalar, necessidades de leitos de UTI e estratégias de mobilização e divulgação.
Após a construção do plano de contingência, elaborado pelo desencadeamento das ações propostas de acordo com as áreas e seus componentes de atuação, ele deverá ser submetido, aprovado e publicado pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB), para que posteriormente possa ser apresentado à população. Além disso, o plano de contingência é uma das exigências feitas pelo Ministério da Saúde para o envio de um aporte financeiro para auxilio e implantação de novas ações.
Segundo a portaria de nº 2.557 do Ministério da Saúde, será realizada uma assistência financeira aos municípios prioritários e capitais para vigilância e controle vetorial da dengue. Ilhéus é um desses municípios prioritários, estando apto a receber o repasse, após a elaboração e entrega do plano de contingência. A cidade de Ilhéus possui condições climáticas e geográficas favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, e de acordo com os casos notificados pela Vigilância Epidemiológica do município, há iminente risco de epidemia, justificando assim a relevância da elaboração deste plano de ação.
Faxinaço- O departamento de Vigilância a Saúde e da coordenação de endemias continuam realizando ações com o objetivo de combater a situação da dengue no município. Uma dessas ações é o processo de mobilização nos bairros com altos índices de infestação, realizando atividades como faxinaços, com o intuito de combater o vetor da doença. Neste sábado (10), será o realizado um faxinaço no Salobrinho, bairro em Ilhéus com maior índice de infestação predial, 19,9%.
Os agentes de endemia distribuíram, sexta-feira (9), para os moradores, centenas de sacos de lixos, que serão recolhidos no sábado durante o mutirão. Segundo a equipe da Vigilância a Saúde, a ação terá uma cobertura de 2.400 imóveis e está sendo articulada em parceria com o Conselho local de saúde. Realizarão mutirões de limpeza até o final de mês de dezembro os bairros: Alto do Coqueiro, Alto do Carvalho, Nelson Costa, Basílio, Princesa Isabel, Novo Vilela e Ilhéus II.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário