sexta-feira, dezembro 09, 2011

Teixeira de Freitas: Divulgados os nomes de 14 presos na “Operação Cruzeiro do Sul”


No total, segundo os números atualizados, já são 23 pessoas presas na “Operação Cruzeiro do Sul”, deflagrada na madrugada de quarta-feira, dia 07 de dezembro, visando combater o comércio ilegal de carvão, tanto na Bahia quanto no Espírito Santo. A ação acontece depois de uma intensa investigação do Ministério Público Estadual (MPE), que culminou na decretação dos mandados de prisão. No extremo sul seriam 17 mandados, todos decretados pelo juiz titular da comarca de Mucuri, Leonardo Santos Vieira. Desse total são 11 mandados de prisão na Bahia e 6 no Espírito Santo.
Segundo o promotor Gervásio Lopes, representante do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Crimimais (Gaeco), a operação culminou depois da denúncia de grandes roubos de eucalipto na região, tanto no extremo sul baiano, como no Espírito Santo. Paralelo a isso se descobriu uma quantidade imensa de fornos de produção de carvão, nos arredores das plantações de eucalipto da região. Por conta disso foi feita uma longa investigação, com objetivo de identificar e prender algumas pessoas que estariam relacionadas ao ciclo de produção, comercialização, e transporte irregular de carvão, se utilizando de eucalipto furtado e madeiras nativas da região.

Embora ainda não seja oficial, há informação de que foram destruídos cerca de mil fornos de produção de carvão até a manhã desta sexta-feira (09).

O promotor Gervásio Lopes ressalta que há comprovação de crimes ambiental e fiscal, uma vez que uma mesma nota fiscal, era utilizada por mais de uma vez, além da possibilidade de que haja uma grande organização criminosa por trás desta prática. O carvão ilegal produzido no extremo sul, segundo as investigações, serviria em sua maioria às siderúrgicas do estado de Minas Gerais. O valor sonegado em impostos passa de R$ 1 bilhão.

A operação foi realizada em conjunto entre o Ministério Publico do Estado da Bahia, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e o Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção do Espírito Santo.

Pessoas presas

Foram presas até o momento pela “Operação Cruzeiro do Sul” e que tiveram os nomes revelados em Teixeira de Freitas, as pessoas de Elberton Ferreira Alves, Luiz Arruda (Ceará), Marcos Abreu e Souza, Áureo Itamffer Moreira Júnior (Juninho), Marcleivan Moraes Cardoso, Ismael Spada, Ivone Reis de Oliveira, Cidney Baiense Pereira, Diosizi Monteiro Júnior, Cely Regina Oliveira Monteiro, Fabrício Mauro Soprani (Bibiu), Marcelino Antônio Rosa, João Gonçalves da Silva (policial civil), e Wandresson Neres Miranda

Participaram da entrevista coletiva com a imprensa, concedida logo após a primeira fase da operação em Teixeira de Freitas na manhã desta última quarta-feira, dia 07 de dezembro, o promotor Gervásio Neres, do Gaeco, o inspetor da Policia Rodoviária Federal, Esdras Almeida de Paula, e o coordenador da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas, o delegado Marcus Vinícius.
http://www.teixeiranews.com.br/news2/news.php?id=12308&sess=16

Nenhum comentário: