Uma projeção da assessoria econômica da Federação da Agricultura do Estado (Farsul) a partir de novos números das perdas nas lavouras impostas pela seca indica que o Estado caminha para um PIB negativo neste ano. Além das perdas na agricultura, a entidade calculou o efeito da safra frustrada na indústria e nos serviços.
O impacto chega a R$ 19,37 bilhões, suficiente para afetar em 5,22 pontos percentuais o PIB gaúcho. Significa que, se existisse uma expectativa de crescer 6%, ela seria reduzida para 0,78%. O problema é que a estimativa mais otimista da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), por exemplo, indicava uma alta de 3,3%.
– O ano de 2005 está de volta – diz Antônio da Luz, economista da Farsul, referindo-se à seca que há sete anos fez o PIB do Estado chegar a -2,8%.
Um dos dados mais preocupantes apresentados pela Farsul é o comprometimento da soja. A perda, calculada a partir de informações de sindicatos rurais, chegaria a 36%, um prejuízo de R$ 2,98 bilhões que tende a se agravar caso não chova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário