quarta-feira, janeiro 18, 2012

Brasileiro é o mais confiante em dias melhores

Os consumidores brasileiros são os mais otimistas entre os de oito economias emergentes. A conclusão é de uma pesquisa do Banco Credit Suisse, que ouviu 4 mil pessoas no Brasil, Rússia, Índia, China, Turquia, Arábia Saudita, Egito e Indonésia. Aqui, quase 60% dos entrevistados acreditam que as finanças melhorarão nos próximos seis meses. Na Turquia, última colocada, esse indicador é de apenas 16%. O segundo lugar é da Índia, onde 43% dos consumidores estão otimistas, seguida pela China, com 40%.
O bom momento, captado pelo Banco Central, é reflexo de um ganho real (acima da inflação) de 5% na renda dos trabalhadores ao longo do último ano. Com mais dinheiro no bolso e os incentivos dados pelo governo, veio a disposição para ir às compras. Divulgado ontem pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) abriu 2012 com alta de1,8% na comparação com dezembro e de 0,3% em 12 meses, após três quedas seguidas.
No segmento de bens duráveis, a disposição para o consumo cresceu acima da média para o mês (4,6%), puxada pela redução, no fim do ano passado, do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de fogões, máquinas de lavar e geladeiras. "Esses resultados indicam que o esfriamento do mercado de trabalho ainda não comprometeu a confiança das famílias", disse Bruno Fernandes, economista da CNC. Prova disso é que o indicador de perspectiva profissional cresceu 3,5% na comparação com igual período do ano passado, com destaque para o Sudeste, onde a variação foi de 8,1%. Na comparação mensal, 52,8% dos entrevistados consideram o emprego mais seguro do que em dezembro.

Nenhum comentário: