Após chegar a bancos, lojas de varejo e praças, o empréstimo consignado ocupa as lotéricas. O crédito com desconto em folha para aposentados e pensionistas do INSS foi autorizado em 2005 pela Caixa, mas só se tornou mais conhecido recentemente. Poucos usavam esse meio, que tem baixa divulgação.
Segurados do INSS com interesse em usufruir o serviço devem ficar de olho se a unidade tem placa com a inscrição ‘CAIXA Aqui’. É essa a garantia de que a operação é 100% segura. Loterias estão autorizadas a recepcionar apenas propostas de crédito consignado da própria Caixa Econômica Federal — instituição financeira que tem controle das unidades.
Todos os aposentados, mesmo aqueles que não recebem seus benefícios pelo banco, têm acesso ao crédito consignado. O serviço é simples: basta levar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e demonstrativo de pagamento de benefício, ou seja, o contracheque.
Segundo dados da Previdência Social, só segurados do INSS movimentam mais de R$ 2 bilhões por mês em crédito na folha. Para tornar o empréstimo consignado menos vulnerável a golpes, centrais sindicais e entidades representativas dos aposentados pedirão ao Ministério da Previdência Social mudanças na concessão do crédito.
Entre as propostas, a redução do limite de comprometimento do salário — hoje 30% —, juros mais baixos e proibição dos “pastinhas’, nome popular para intermediários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário