quinta-feira, janeiro 12, 2012

CRÍTICA: O estranho mundo do canal Bem Simples - Patrícia Kogut

Assistindo ao canal Bem Simples em dias e horários variados, lembrei-me bastante da pesquisa da Via Embratel, que oferece TV paga nas comunidades onde o governo instalou UPPs. Ela revelou que o Discovery Home & Health era o favorito entre o público de recém-chegados à TV por assinatura, um verdadeiro chamariz da freguesia. O motivo: seu conteúdo é considerado muito informativo pelas mulheres. E elas querem dicas de como operar os afazeres domésticos, cuidar do marido, da família etc.
Essa cultura dos programas para a rainha do lar vem se generalizando. Ela se manifesta em atrações avulsas espalhadas pelas grades de diversos canais. O Bem Simples, entretanto, parece a expressão completa desse conceito. Toda a sua programação lembra o modelo de dona de casa idílico dos subúrbios americanos nos anos 60. Esse tipo de representação da felicidade emergiu há 50 anos. E ficou anacrônica, superada por diversas outras revoluções de comportamento. Por isso, o Bem Simples parece uma viagem no tempo.
Os cenários no canal são, em geral, cozinhas organizadas, ocupadas por mulheres impecáveis usando aventais e de prontidão para servir o restante da família “pratos feitos com amor”. Não há atrações sobre outros temas que não receitas de comida, de arrumação dos cabelos, de artesanato, de cuidados com os filhos etc. Até as vinhetas trazem informação sobre, por exemplo, qual a melhor maneira de armazenar o leite materno. O slogan do canal? “Você é o que você faz”.
Um exemplo: em “Homens gourmet”, os apresentadores frisam que estão preparando um prato “super-rápido”, “superfácil”, “superaromático”, que você tempera com sal “super a gosto”. Já num outro quadro, comandado por sete moças, “o risotinho é feito com carinho e energia boa”. É que “a gente não fica feliz se não passa o dia cozinhando”, explicam elas em coro, sorrindo, amigas. Ninguém usa proteção no cabelo, talvez dada a fé no asseio geral nesse mundo idealizado para ursinhos carinhosos. Se tudo isso já é estranho, o pior é a aposta num público infantil, que precisa ter cada passo apontado por uma televisão que tutela e jamais desafia.
Sei não. Sou mais a cozinha confusa e sujinha de “Larica total”, do Canal Brasil.

Outras telas para o ‘BBB’
A Globo aguarda apenas a homologação da Apple para lançar um aplicativo de segunda tela do “BBB 12” para Ipad. Ele permitirá ver conteúdos paralelos — vídeos exclusivos — ao que está se passando na TV durante a exibição do programa. A novidade deverá chegar ao mercado amanhã.

Ângulos
Uma modelo passará os dias com uma câmera Go Pro presa à cabeça durante o Fashion Rio. As imagens serão transmitidas pelo GNT, que vai mostrar desde o backstage até sua passagem pela passarela.

NOTA 10
Para a estreia de “Dercy de verdade”, anteontem na Globo. Heloísa Périssé, Cássio Gabus Mendes, Fafy Siqueira e Fernando Eiras deram show no primeiro episódio. A crítica completa do programa de Maria Adelaide Amaral sai domingo, na coluna da “Revista da TV”.

NOTA 0
Para o Universal, que mal lançou a temporada de “Law & order: SVU” e já começou as reprises. É desanimador para os fãs da série. Todo mundo sabe que a TV paga repete programas em horários alternativos, mas o que rola ali é mais grave. O que, afinal, está acontecendo com o canal?

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