Um balanço feito pelo Sindicato dos Bancários da Bahia divulgou, esta semana, um índice alarmante: Somente em 2011, nada menos que 110 bancos foram alvos de ataques de bandidos no estado, sendo 82 assaltos a mão armada e 28 explosões de caixas eletrônicos.
Segundo Jorge Barbosa, presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna, o número de crimes cometidos nas agências bancárias, no ano passado, bateu o recorde, chegando a superar o resultado de balanços realizados nos três últimos anos que antecederam 2011.
Em 2008, por exemplo, foram registrados 48 ataques a bancos. Já no ano de 2009, o número de assaltos reduziu para 44. E em 2010, houve novamente um acréscimo, subindo para 60 casos.
No ranking de estabelecimentos assaltados, o Banco do Brasil está “liderando”, com 65 ataques. Outro fato surpreendente é que, desse total, a maioria dos crimes aconteceu em agências de municípios do interior baiano, como Lagoa Real e Boninal, assaltadas duas vezes.
“Os bancos de cidades pequenas se transformaram em presas fáceis para os bandidos, devido à migração do crime de cidades grandes para o interior, em consequência do combate ao tráfico. Sem falar que o Nordeste é a segunda região que mais cresce no Brasil, na atividade financeira. E isso também atrai os criminosos”, avalia Jorge Barbosa. (Por Simone Nascimento/Diário Bahia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário