O Ministério da Educação (MEC) desistiu de fazer duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. A prova planejada para os dias 28 e 29 de abril foi cancelada.
Relatório encomendado pelo MEC a uma empresa de análise de risco concluiu que não há estrutura para que o governo controle duas edições da prova em um ano. A edição única do Enem de 2012 será nos dias 3 e 4 de novembro.
A promessa de fazer duas edições está presente desde que o ministro da Educação, Fernando Haddad, lançou o super Enem, em 2009. A intenção era de que os estudantes pudessem fazer duas provas ao ano e escolher a melhor nota para se candidatarem às bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), de vagas nas universidades federais. Um sistema semelhante ao SAT americano, que tem várias edições anuais.
Até ontem, no entanto, o MEC não conseguiu transformar o plano em prática. Há um mês, foi contratada uma empresa, a Módulo, especializada em analisar riscos de operações, para fazer uma verificação em todos os processos que envolvem o Enem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário