Para critério de avaliação e quantificação desta variável, conceitua homicídio: como qualquer ação, de forma geral, intencional ou não que resulte em morte.
Entre janeiro e dezembro de 2011 a 69ª CIPM realizou 27 (vinte e sete) apreensões de armas de fogo. Esses números impressionam, visto que mais de 90% dos homicídios são praticados por arma de fogo, levando a aferir que a 69ª CIPM, teria prevenido um grande número de homicídios, sem contar que essas apreensões impediram a prática de diversos outros crimes.
Os homicídios ocorreram com mais freqüência nos meses de janeiro, março e dezembro. O tráfico e uso de drogas foram fatores motivadores a ocorrência de mortes, tanto na disputa por pontos de venda quanto na cobrança de dividas a usuários.
Em março houve a prisão do principal traficante do bairro Nelson Costa, acarretando na disputa do ponto por outros traficantes, gerando homicídios e tentativas de homicídio.
No mês de dezembro teve um aumento considerável em homicídios motivado pela soltura de alguns elementos beneficiados com o indulto natalino. Conforme gráfico 03.
Os bairros Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II são mal assistidos pelo poder público, no qual, falta estrutura urbana. A única presença marcante do estado no bairro é a da Polícia Militar.
OBSERVAÇÕES:
PONTOS NEGATIVOS
- Comparado ao mês de dezembro do ano passado houve 05 homicídios a mais.
- Pontos críticos da zona sul de Ilhéus: Ilhéus II, Nossa senhora da Vitória, Nelson Costa, Olivença (na alta estação).
PONTOS POSITIVOS
- As guarnições conduziram 400% a mais que no ano passado e apreenderam mais armas.
- Recuperação do veiculo do assalto do píer Sushi.
- De agosto de 2010 até dezembro 2011 foram realizados 142 flagrantes delitos.
- Foram desarticulados vários pontos de venda de drogas com a prisão dos traficantes: “Pretinha”, “Saldanha” (veio a óbito em confronto), Silvio, “Zoi” de Olivença, entre outros.
José Carlos Galrão Perdiz - Major PM
Comandante 69ª CIPM
Nenhum comentário:
Postar um comentário