terça-feira, janeiro 17, 2012

Prefeito assina ordem de serviço das obras do aterro sanitário do Itariri

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou nesta terça-feira (17), na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), em Salvador, a ordem de serviço para o início imediato das obras de recuperação física e ambiental da área para implantação definitiva do aterro sanitário do Itariri. A obra, que será realizada pela empresa Itatiaia Engenharia, vencedora da licitação pública realizada pelo Governo do Estado da Bahia, será iniciada já na próxima semana e deve concluída num prazo máximo de um ano.
Para o prefeito Newton Lima, a implantação do aterro sanitário do Itariri representa um grande avanço para a cidade, pois além de garantir uma melhor qualidade de vida e aumento da renda dos catadores, ainda possibilita uma destinação adequada dos resíduos sólidos da cidade, como determina a legislação. O secretário de Governo, Alisson Mendonça, complementa afirmando que Ilhéus será um dos primeiros municípios da Bahia a contar com um aterro sanitário dentro das normas ambientais. Além disso, a cidade já está desenvolvendo um Programa de Coleta Seletiva, realizado através de uma parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada.
O projeto do aterro e o cronograma de realização da obra foi apresentado na tarde de segunda-feira (16) pelos dirigentes da empresa Itatiaia Engenharia ao prefeito Newton Lima, aos secretários municipais, representantes da Conder, da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa) e membros da sociedade civil. Na oportunidade, foram apresentados detalhes dos serviços e firmados compromissos, com ações que devem ser feitas de imediato pela Prefeitura, Coolimpa e pela empresa que realizará a obra. A prefeitura, por exemplo, ficará comprometida com a vigilância do aterro, controle de entrada de veículos e viabilizará as condições para o reparo da balança de pesagem dos resíduos. Já a Coolimpa buscará o entendimento para a retirada dos barracos da área onde serão iniciados os serviços e se comprometerá em concentrar os catadores fora da célula onde serão executadas as obras.

Nenhum comentário: