quarta-feira, janeiro 11, 2012

Prefeito e contabilistas discutem criação de etiqueta de identificação profissional

Com o intuito de discutir a criação da etiqueta de identificação – habilitação profissional –, que é o documento de controle comprobatório da situação regular do contabilista perante o Conselho Regional de Contabilistas, o prefeito Newton Lima se reuniu com diretores do sindicato da categoria de Ilhéus. A proposta visa auxiliar também os agentes de tributos municipais por meio de software durante o trabalho diário técnico-contábil. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (9), no Palácio Paranaguá, sede oficial do governo e contou com a presença do secretário da Fazenda, Antonio Batista.
Ficou decidida durante a criação de comissão formada por representantes da Procuradoria Jurídica e da Secretaria da Fazenda, além de técnicos do Sindicato dos Contabilistas e do Conselho Regional de Contabilistas, para ajudar na elaboração do projeto de lei a ser encaminhado à Câmara de Vereadores, após o recesso legislativo, conforme garantia dada pelo prefeito ao presidente do sindicato, Joilson Alves dos Santos. A previsão é que a comissão se reúna ainda este mês, para ultimar detalhes.
Na oportunidade, o contabilista contou que atividade semelhante já foi implantada pela Prefeitura de Itabuna e a maioria dos municípios brasileiros, sobretudo na Bahia, já adotou este tipo de trabalho como forma de modernizar o setor técnico-contábil. Joilson Alves dos Santos classificou esta ação de projeto-modelo.
Fundado em 1995, o Sindicato dos Contabilistas de Ilhéus conta atualmente com 32 associados, mas o número de profissionais em atividade no município chega a 346 contabilistas, totalizando 568 técnicos. O presidente do sindicato lembrou que por Ilhéus possuir uma universidade e duas faculdades, todos os anos colocados no mercado de trabalho regional entre 80 a 100 profissionais. Ele considera de fundamental importância uma ação mais enérgica para combater quem exerce o trabalho irregular na cidade.

Nenhum comentário: