quarta-feira, janeiro 25, 2012

Produtor banca safras recorde no Mato Grosso

Para um viajante desavisado, rodar de carro pela principal estrada de Mato Grosso, a BR-163, rumo ao norte do Estado, é espantar-se com as imensas plantações de soja, que se estendem até onde a vista alcança, por várias centenas de quilômetros.
Maior produtor de soja do país, Mato Grosso nunca plantou tanto. Na safra que começou a ser colhida nos últimos dias, foram mais de 6,9 milhões de hectares - quase o tamanho da Irlanda -, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
No momento em que as colheitadeiras começam a ganhar o campo, as expectativas convergem para uma produção igualmente recorde. O uso de grandes volumes de adubo no plantio e o clima favorável durante o desenvolvimento das lavouras sinalizam produtividades acima das médias históricas, embora seja crescente a preocupação com a chuvas recentes (ver abaixo).
Se tudo correr como o esperado nas próximas semanas, o volume de soja deverá ultrapassar a barreira das 22 milhões de toneladas. "Mesmo que a produtividade não seja a esperada, o simples aumento da área plantada deve garantir uma safra recorde", disse Marcos Rubin, sócio da Agroconsult, durante expedição promovida pela consultoria pelas lavouras do Estado.

Nenhum comentário: