terça-feira, janeiro 31, 2012

SAS quer ampliar parcerias institucionais na área social

A secretária de Assistência Social, Marina Silva considerou proveitosa a audiência com o superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynard, em que foram discutidas parcerias institucionais visando o fortalecimento de programas como o Bolsa Renda Municipal, deflagrado na gestão do prefeito Capitão Azevedo e que envolve ações de inclusão social através de cursos de qualificação profissional oferecidos em parceria com empresas e instituições como a Ceplac.
Ela explica que além de apresentar um relato sobre as ações do Bolsa Renda, que visa a suplementação de renda para famílias carentes e em situação de risco social numa ação complementar à do Bolsa Família, beneficiando a milhares de pessoas na comunidade, o encontro sinalizou para a continuidade da parceria e dos cursos promovidos agora em 2012.
Além da parceria com a Ceplac, Marina Silva desta como preocupação da Secretaria da Assistência Social a melhoria da qualidade e a humanização do atendimento às famílias: “A Divisão de Combate à Pobreza vai ganhar ainda nos próximos dias um espaço mais amplo, na avenida Inácio Tosta Filho, onde funcionava a antiga unidade de regulação da Saúde”.
A titular da SAS anuncia ainda, a proposta de ampliação das ações do ProJovem Adolescente, um programa em parceria com o governo federal, que deverá chegar a diversos bairros. O programa voltado para jovens de 15 a 17 anos tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, com o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino, além da sua inserção no mercado de trabalho.
Um outro projeto importante em andamento na SAS é o de fortalecimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que tem duas unidades em funcionamento nos bairros do Jardim Grapiúna e Nova Ferradas. Com relação à Casa de Passagem, Marina Silva também pretende ampliar as parcerias com o juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Marcos Bandeira e com o Conselho Tutelar no sentido atender aos jovens em situação de risco e que estejam nas ruas.
A SAS acaba de contratar uma assistente social, que vai implementar um projeto a ser deflagrado agora em fevereiro a partir do cadastramento da população de rua de Itabuna e com a posterior definição de ações para sua reinserção na família e nas comunidades onde vivem.

Nenhum comentário: