domingo, janeiro 15, 2012

Tire o dragão da sua casa

Os tempos de inflação alta reinaram dentro de casa no ano passado, sem que o consumidor se desse conta da silenciosa invasão de reajustes. Na Grande BH, eles começaram modestos na sala, onde o conserto do televisor encareceu 5,44% frente a uma variação de 6,79% do custo de vida em 2011 na Regiáo Metropolitana de Belo Horizonte, se infiltraram pelos quartos, que guardaram roupas infantis 10,9% mais caras, e terminaram na garagem e nas contas de manutenção do lar, com rombos de 13,38% deixados pelo aumento dos combustíveis e de 15,80% do aluguel, mais que o dobro do índice geral medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quem se lembra da antiga canção do poeta Vinicius de Moraes A casa não vai sentir saudades de 2011. Ao contrário do imóvel descrito pelo poetinha, "era uma casa muito engraçada/não tinha teto, não tinha nada", o lar acolhedor e repleto dos equipamentos modernos custou muito caro.
Para tentar detalhar essa despesa, essencial ao orçamento das famílias mas que costuma passar despercebida, a reportagem do Estado de Minas selecionou uma série de 61 itens mais comuns por cômodo numa casa em que o poder de compra seja coberto pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador oficial da inflação no Brasil, medido pelo IBGE. O IPCA retrata os gastos das famílias com renda de um a 40 salários mínimos em 11 regiões metropolitanas do país. Os cálculos feitos pelo analista Antônio Braz de Oliveira e Silva, do escritório do IBGE em Minas, mostraram que a inflação média da casa na Grande BH em 2011 foi de 6,1%, superando a média no país, de 5,4%.
A manutenção do lar, que inclui aluguel, condomínio, taxa de água e esgoto, energia elétrica, reparos (ferragens, tinta, material elétrico, entre outros gastos) e empregado doméstico, foi a campeã das altas de preços, com 9,23%, em média, frente a 7,54% no país. A garagem ficou na vice-liderança, com elevação de 6,41%, alçada pela correção dos combustíveis. A média brasileira no item ficou em 3,84%.

Nenhum comentário: