Na manhã desta quinta-feira (12) o secretário de Segurança, Transporte e Transito de Ilhéus, Marcelo Barreto, comentou o diagnóstico da violência, que apresenta o bairro do Malhado como líder no ranking da violência na cidade. Foram registrados 73 homicídios entre os anos de 2007 e 2010. “O crescimento comercial, a falta de investimentos nas políticas públicas e a topografia do local, que tem muitos altos, são fatores que dificultam a ação da polícia”, pontuou o secretário durante entrevista ao comunicador Vila Nova.
Ele explicou que a violência está diretamente ligada a problemas de assistência social. ” O diagnóstico revela que as vítimas de homicídios tem em sua maioria de16 a25 anos, e não completaram o 1º grau”, acrescentou.
Marcelo Barreto disse ainda que o bairro Teotônio Vilela, que ficou em segundo lugar no ranking da violência, vem apresentando melhorias sociais gradativas. Além de importantes projetos implantados no bairro, os investimentos na educação, e o crescimento organizado vêm contribuindo para que o local perca a má fama, quando se trata de violência.
O diagnóstico da violência, segundo o secretario, será uma importante ferramenta para capitalizar verbas para a sociedade em áreas de extrema necessidade como segurança e educação. “O Ministério da Justiça já tem o resultado do diagnóstico, e o município já está cadastrado em cinco importantes projetos de combate a violência”, disse.
Questionado sobre os altos índices de acidente no trânsito registrados em Ilhéus, o secretário afirmou ser reflexo da falta de fiscalização que existia por parte do governo municipal. “Só a polícia era ineficaz para fiscalizar e monitorar o trânsito. Hoje o trabalho de fiscalização é intenso. Há algumas semanas chegaram os bafômetros, uma maneira de combater álcool e direção”, acrescentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário