segunda-feira, fevereiro 13, 2012

CRÍTICA: crianças se destacam em cena

Atores-mirins são uma antiga pedra no sapato da teledramaturgia. O espectador está careca de ver crianças atuando sem naturalidade, sublinhando tudo aquilo que é considerado “próprio de uma criança”. O resultado é um desempenho falso-infantil, ou hiperinfantilizado, como queira. Resumindo, vemos crianças imitando um modelo idealizado — e distorcido — e enveredando para a caricatura tatibitate.
Nos últimos tempos, porém, há várias indicações de que isso vem mudando. Jesuela Moro, a Júlia de “A vida da gente”, de 7 anos, é uma prova disso. Klara Kastanho e o elenco que brilhou em “Cordel encantado”, outras. Rosana Garcia, que trabalha como >ita Rosana conta que adota o mesmo método que seu pai, que foi roteirista de rádio e depois de TV, usou com ela, no início de sua carreira de atriz, aos 5 anos: “Ele passava o texto comigo, lendo para mim, até eu entender o que estava ali. O texto nunca ia para a minha mão”. Com Jesuela, Rosana repete essa rotina. A menina só entra em cena depois de introjetar o script. Por isso, o que se vê não é uma recitação e sim algo compreendido pela garota. Claro que isso vale também para os adultos. Mas, neste caso, os caminhos para o entendimento são outros.

Novela de Glória Perez entra em produção
“Avenida Brasil” ainda não entrou no ar e a produção da novela de Glória Perez, que irá sucedê-la no horário das 21h, já tem data para começar. As primeiras leituras do texto e os testes de caracterização estão previstos para março.

...E mais
Parte do elenco da novela de Glória fará visitas ao Complexo do Alemão. A personagem de Nanda Costa, a protagonista, moradora da comunidade, acabará traficada para a Turquia para virar garota de programa.

...E finalmente
Maria Fernanda Cândido foi convidada para o elenco da novela, mas acabou não acertando sua participação. Por outro lado, Walderez de Barros já é presença certa na história, que terá direção de núcleo de Marcos Schechtman.

APRESENTADOR DO “Globo esporte”, Alex Escobar posa com telespectadores que resolveram testar a máscara com a famosa “careca do Escobar”, distribuídas para a torcida na final da Taça das Favelas, em Padre Miguel

Tudo certinho
A presença de cerca de 20 crianças no elenco de “Avenida Brasil” torna os roteiros de gravações especiais. É que a lei exige que elas não gravem depois das 22h e estudem.

Mentirinhas
Os humoristas do “Jornal Sensacionalista” fecharam a terceira e a quarta temporadas do programa com o Multishow. A terceira começa em abril e a quarta, em outubro.

Só se fala nele
Desde o anúncio de seu cancelamento ao fim da oitava temporada, “House” é o programa de TV mais mencionado nas redes sociais nos Estados Unidos.

Uma curiosidade
A ABC, produtora da série “Pan Am”, pegou emprestados mais de 10 mil itens, de louças a uniformes, da coleção de Kelly Cusack. Visite o site dele: www.everythingpanam.com

NOTA 10
Para Cláudia Jimenez no último episódio de “As brasileiras”. Ela é ótima atriz e ponto final. Ary Fontoura, num papel menor, também brilhou no programa, que teve texto saboroso e divertiu.

NOTA 0
Para “Alcatraz”, de J.J. Abrams, que prometeu empolgar, mas, pelo menos até agora... Neca. O programa não chega aos pés de “Lost”, nem com Jorge (Hurley) Garcia com a mesma pinta de perdidão na selva que tinha em “Lost”. (Patrícia Kogut)

Nenhum comentário: