O Twitter anda cheio de observações associando o “Esquenta!”, de Regina Casé, ao “TV Xuxa”. São comentários afiados de espectadores que mantêm um olho na televisão, o outro no computador. Um diz: “Começou o ‘Esquenta!’ da Xuxa”. Outro: “A ‘TV Xuxa’ tá igual ao ‘Esquenta!’, ou é impressão minha?”. Por aí vai. A voz do Twitter é a voz do povo, a voz do povo, a de Deus. Movida por esse silogismo, fui ver que possíveis coincidências aproximariam a eterna Rainha dos Baixinhos de Regina.
Quando o “TV Xuxa” chegou ao fim, no último sábado, concluí que ambas as apresentadoras, figuras popularíssimas e donas de seus respectivos canais de comunicação estabelecidos há anos com seus públicos, continuam muito diferentes. O mesmo não se pode dizer dos dois programas. O “TV Xuxa”, recentemente reformulado para evitar semelhanças com o “Video show”, agora parece um aprendiz de “Esquenta!”. Seu palco físico tem passarelas que avançam em meio ao público, como no vespertino de domingo. Mas as coincidências pegam mesmo no que diz respeito ao formato: trata-se da mesma ideia de visitar manifestações da cultura popular brasileira. Xuxa mostrou frevo, capoeira, pagode, funk, maxixe; recebeu músicos já vistos no palco de Regina. E, mais curioso: deixou para trás a imagem de quase santa/princesa, cultivada por tanto tempo, e, de saia curta, caiu no pagode e no funk com vontade. O “TV Xuxa”, pelo visto, continua em busca de uma identidade.
Vale lembrar que Regina Casé tem uma história antiga com as expressões artísticas regionais. Só para dar dois exemplos, ela fez o “Brasil legal” e comanda o “Um pé de quê”, série do Futura que tem a botânica como tema principal, mas não se esgota nas árvores e alcança a cultura dos lugares que visita. Ou seja: o “Esquenta!”, uma esquina por onde passam ritmos, gírias, dialetos e figuras de todos os calibres e sotaques, é do tamanho da sala de visitas que Regina construiu ao longo de anos de estudiosa investigação. O “Esquenta!” é Regina. Regina é o “Esquenta!”. Não se trata de uma atriz ou de uma apresentadora ocupando um estúdio por algumas horas. Existe um engajamento real. Já no último sábado, a própria Xuxa, num dado momento, entregou: “Preciso ler meu teleprompter”. A frase diz muito.
Cláudia Abreu cantará em show de Michel Teló para cenas de novela
As gravações de “Marias do lar”, novela das 19h de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, começarão hoje em grande estilo, durante o show de Michel Teló numa casa noturna da Barra. Cláudia Abreu — a Cheyenne da história — vai cantar. A cena vai ao ar no capítulo 18.
...E mais
Ricardo Tozzi também participará das cenas que Denise Saraceni dirigirá esta noite. No ar, tanto Cláudia quanto Tozzi serão dublados. Ela, com a própria voz. Ele, por um cantor.
Finalmente
Cláudia Abreu, aliás, fez uma incursão discreta na última sexta na Feira de São Cristóvão. Acompanhada de um sanfoneiro, subiu num dos palcos de Forró Pé de Serra. Arrasou no forró e saiu aplaudidíssima.
História revista
A HBO vai produzir uma minissérie sobre o estudante tcheco Jan Palach, que morreu depois de atear fogo em si próprio em Praga, em 16 de janeiro de 1969. Seu enterro se transformou num grande protesto contra a ocupação soviética. A exibição está prevista para 2013.
Faustão e o ‘BBB’
O convite de Fausto Silva ao ex-BBB Daniel, anteontem ao vivo, causou mal-estar na Globo. O apresentador disse: “Ele (Daniel) vem aqui, dá a versão dele e aí põe para votar se o público quer ou não que ele volte para o programa”, disparou.
...E a Globo: Daniel não volta à casa
A Globo, através de sua assessoria, diz que Daniel não voltará à casa. “Fausto sugeriu que essa hipótese fosse avaliada para quando as questões legais estejam superadas, mas não conhece detalhadamente o regulamento. Assim que tomou conhecimento do assunto, a Globo iniciou a apuração dos fatos. A emissora entendeu que o comportamento do participante pode ter sido inadequado e decidiu pelo seu afastamento, até para que ele pudesse prestar esclarecimentos à polícia. De qualquer forma, a produção do programa avalia que o retorno do participante à casa não é possível”.
NOTA 10
Para “Documento Globo News”, que fez um registro inédito das noivas sírias que cruzam a fronteira com Israel para se casar, deixando para trás, para sempre, suas famílias de origem. Um programaço, que merece toda a sua atenção.
NOTA 0
Para o menu de programação da HBO, na Net. Domingo, constava a estreia de “Lucky Louie” no horário em que começou a série “Luck”, estrelada por Dustin Hoffman. “Lucky Louie”, segundo o menu, é “uma série de 2007”. Que salada. (Patrícia Kogut)
Nenhum comentário:
Postar um comentário