quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Em novo áudio, líder de greve de PMs na Bahia combina ataque a ônibus, diz PF

Imagem cedida pela Prefeitura de Lauro de Freitas mostra o ônibus incendiado durante a greve da PM (Foto: Danilo Magalhães / Divulgação Prefeitura de Lauro de Freitas)

Uma nova gravação, obtida nesta quinta-feira (9) pela reportagem de ÉPOCA com exclusividade, mostra o líder da greve de PMs da Bahia, Marco Prisco, combinando o que a Polícia Federal diz ser uma ação de vandalismo. A ação, apresentada como “Missão Feijoada”, é mencionada por Prisco em uma conversa com o sargento Francisco Ataíde Fonseca. O novo áudio foi gravado pela Polícia Federal com autorização da Justiça na segunda-feira (6), às 7h57.
O diálogo se deu logo após os conflitos ocorridos durante o cerco à Assembleia Legislativa da Bahia, na manhã de segunda. O diálogo é o que se segue:

Sargento Francisco Ataíde Fonseca – Pera aí, pera aí, peraí, Prisco. Pra você passar uma mensagem aqui pra essa tropa. Reúnam aqui, pera aí, pera aí, Prisco.

Marco Prisco – Vai fazer a missão, pelo amor de Deus. Vai fazer a missão lá na “Feijoada”, lá.
Logo em seguida, um ônibus escolar foi incendiado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo a Polícia Federal, o incêndio foi a execução da "missão Feijoada".

O ônibus escolar, locado pela Prefeitura de Lauro de Freitas, foi interceptado por homens armados e motoqueiros. Segundo o jornal Correio, da Bahia, o grupo jogou combustível no veículo e ateou fogo. Os seis alunos que estavam no veículo, de Areia Branca e Jambeiro, iam para escolas estaduais de ensino médio em Lauro de Freitas. Eles foram retirados do ônibus e ninguém ficou ferido. 
Os policiais militares em greve que ocupavam a Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, desde o dia 31 deixaram o prédio na manhã desta quinta-feira (9), após acordo para que Prisco se entregasse. A prisão de Prisco se deu horas depois de o Jornal Nacional divulgar um áudio no qual Prisco aparece combinando ações de vandalismo com outro PM. Outro áudio divulgado pela Globo na quarta-feira (8) mostrava o cabo do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro Benevenuto Daciolo conversando com um homem, a quem classificava de "pessoa muito importante", sobre articulações para a votação da PEC 300. O deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) confirmou nesta quinta-feira ter conversado com Daciolo, informa O Globo, mas negou que tenha estimulado o movimento grevista. O cabo foi preso na noite de quarta-feira, no Rio de Janeiro, acusado de incitamento e aliciamento a motim. Ele foi preso no aeroporto do Galeão, quando voltava da Bahia.
Nesta quinta-feira, na Bahia, além de Prisco foi preso o PM Antônio Angelim, que estava com ele na Assembleia Legislativa. Ambos exigiram deixar o prédio pelos fundos, para evitar contato com a imprensa. A desocupação da Assembleia Legislativa foi pacífica. Todos foram revistados pelos militares do Exército que cercavam o local desde a última segunda-feira (6). Segundo o tenente-coronel do Exército Márcio Cunha, cerca de 240 pessoas foram retiradas do prédio. As mulheres que acompanhavam os militares foram as primeiras a deixar o local e, logo depois, os policiais. Depois de serem revistados, os policiais militares que não tinham contra eles mandados de prisão entraram em seus próprios carros para ir embora.  

Ouça o áudio da gravação da PF
MISSÃO FEIJOADA
06.02.2012

Nenhum comentário: