Infraestrutura atendeu às necessidades dos foliões
O “Carnaval na terra de Jorge Amado por nós” fez a alegria dos foliões que estiveram em Ilhéus nesses dias de festa, na avenida Soares Lopes. A folia teve início no sábado (18) e seguiu até a terça-feira (21), com a temática que homenageou o escritor baiano Jorge Amado que este ano completaria 100 anos. A festa reuniu milhares de pessoas, entre ilheenses e turistas de diversos locais. O Carnaval realizado pela Prefeitura de Ilhéus, contou com uma forte infraestrutura para proporcionar aos participantes da festa carnavalesca maior segurança e conforto para cair na folia.
Para a segurança, o Carnaval contou com a atuação em todo o circuito da folia e adjacências de um efetivo de 30 Policiais Civis, 150 Policiais Militares, 30 homens do Corpo de Bombeiros e 80 Guardas Civis Municipais, que garantiram a segurança de quem foi até a avenida. Para reforçar ainda mais a segurança, entradas do circuito da festa foram fechadas para revista dos foliões e monitoramento, e um esquema de iluminação da área externa da folia também foi montado para dar maior segurança aos transeuntes.
A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito disponibilizou durante os dias de festa um efetivo de agentes de trânsito, que realizaram o serviço de fiscalização, orientação e conscientização dos motoristas. O sistema de transporte coletivo também ofereceu aos participantes horários diferenciados para a circulação de ônibus no período da festa. Para garantir uma maior organização da folia, todos os dias pela manhã uma equipe de limpeza realizava a varrição e o recolhimento do lixo em todo o circuito.
Outro serviço essencial para as comemorações do Carnaval é a estrutura organizada pelo setor de saúde. Para este Carnaval a Secretária da Saúde do Município instalou um ponto de apoio em frente ao prédio da Biblioteca Municipal e Arquivo Público. No local foram realizados os atendimentos básicos mais comuns neste tipo de festividade, como pequenas suturas e serviços como aplicação de soro e glicose. Estiveram à disposição em cada noite de folia um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e um auxiliar de serviços gerais, além de uma ambulâncias sociais e o serviço do Samu (Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência). A distribuição gratuita de preservativos e de panfletos educativos foi realizada em todos os dias de festa por uma equipe volante da Secretaria de Saúde, que circulou pela multidão.
Com uma decoração temática especial a avenida Soares Lopes recebeu toda uma infra-estrutura, para se tornar uma grande arena e proporcionar o conforto e serviços necessários a ilheenses e turistas presentes na festividade. O comerciante ilheense Renato Dias, disse que aprovou a estrutura e organização do evento e que fez questão de ir curtir a folia com toda a família. Já a moradora da cidade vizinha de Camacã, Janice Barbosa, afirmou que veio passar os dias de Carnaval em Ilhéus por conta da praia, mas acabou curtindo e aprovando a folia na Avenida Soares Lopes.
Completando a estrutura, foram montados os camarotes oficiais, sistema de sonorização, espaços alternativos para blocos e bailes infantis, e a tradicional praça das marchinhas, com o baile da melhor idade, onde diversão ficou por conta das musicas que marcaram os grandes carnavais, tornando-se um espaço aconchegante e familiar em meio à folia.
A estrutura do evento contou ainda com as praças de alimentação e a presença de vendedores ambulantes para a comercialização de diversos produtos como alimentos rápidos, passando por bebidas alcoólicas, cigarros, doces, guloseimas e brinquedos infantis, oferecidos nas mais variadas maneiras. Segundos os comerciantes locais, o saldo de vendas no circuito nos dias de folia foi bastante positivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário