quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Jornada Pedagógica de Itajuípe discute implantação de escolas leitoras

Profissionais da rede municipal de educação de Itajuípe estiveram reunidos a fim de discutir e traçar as ações para o ano letivo de 2012. O encontro aconteceu durante a Jornada Pedagógica, centrado no tema “Desafios da Docência na Gestão da Aprendizagem”. Promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Educação, o evento aconteceu nas últimas segunda e terça-feira (07 e 08), no Clube Kamuá. “Nosso desafio atual é incentivar a leitura e escrita como práticas vivas e vitais, transformar os espaços escolares em escolas leitoras”, informou a secretária Márcia Lima.
A Jornada Pedagógica foi aberta pela apresentação dos desafios da docência ao longo do ano letivo, focados na competência leitora de professores e alunos. Para a secretária de educação, Márcia Lima, cabe à escola, por sua função social, a tarefa de elevar os níveis de proficiência em leitura. “O desenvolvimento de uma nação está estritamente ligado ao nível de letramento dos seus habitantes. Focaremos nossos esforços no estímulo à leitura de toda comunidade escolar para que sejam formados cidadãos críticos e produtores de conhecimento”, complementou.
Entre as autoridades municipais presentes no início da Jornada Pedagógica, estava a vice-prefeita Graciela Dantas. Em seu discurso, ela ressaltou a importância do respeito aos profissionais da educação. “São os professores, diretores, coordenadores e demais técnicos que convivem diariamente com nossos alunos. Eles são responsáveis por influenciar a formação dos futuros cidadãos e por isso merecem ser valorizados”, enfatizou.
Concluídos os pronunciamentos, teve inicio a apresentação artística dos alunos da rede municipal integrantes do “Projeto Estrelas”, coordenado pela professora Thalita Paz. Na sequência, a consultora em Educação e professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, doutora Ivone Boechat, ministrou a palestra sobre o tema principal da Jornada. A palestrante falou sobre a importância do ensino para as relações humanas, mostrando que a educação é a comunhão de povos e o educador é o agente responsável pelas revoluções promovidas.
Durante a manhã e tarde de quarta-feira (08), foram realizadas ações e intenções da Secretaria Municipal de Educação. Representantes da 7ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) expuseram as linhas de ação do Programa Saúde Escola (PSE). Houve ainda apresentação do Projeto Batuque e o Painel de Leitura “Desafios e possibilidades da leitura na Rede Municipal”.

Nenhum comentário: