segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Pataxó Hã-Hã-Hãe presos por porte ilegal de armas já estão fora da PF

Os dois índios Pataxós Hã-Han-Hãe de prenomes Alex e Jorge foram liberados na manhã desse sábado depois de pagarem fiança. Eles estavam na delegacia de Policia Federal (PF) de Ilhéus, no sul da Bahia (a 462 km de Salvador) e foram presos na tarde de sexta-feira quando passavam de moto em uma estrada vicinal que liga os municípios de Pau Brasil (a 551 km de Salvador) a Itajú do Colônia (a 499 km da Capital).
Com eles, a PF encontrou um revólver calibre 22 e oito munições (cinco delas no tambor da arma). "Durante a abordagem, Alex, que pilotava a moto, alegou desconhecer que seu colega carregava a arma que estava em uma mochila. Mas mesmo assim ele foi detido para averiguação. Já Jorge que assumiu ser dono da arma foi preso e responderá em liberdade por porte ilegal", informou o agente da PF de plantão.
O local onde os indígenas foram detidos é uma área de fazendas que desde o início desse ano vêm sendo ocupada pela tribo numa ação conhecida como "retomada". Os índios buscam na Justiça o equivalente a 51.100 hectares de terra que a Fundação Nacional do Índio (Funai) alega ser território indígena. A ação tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e pede a nulidade de títulos dados aos fazendeiros.

Nenhum comentário: