Nesta sexta-feira (9), aconteceram no auditório do Campus II da Unime – Itabuna, a inauguração e início das atividades de mais um Balcão de Justiça e Cidadania na comarca de Itabuna. O projeto iniciou-se com uma palestra ministrada pelo juiz Marcos Bandeira, com o tema “Guarda Compartilhada”, sendo expostas as principais questões referentes aos processos das Varas de Família.
O Balcão de Justiça e Cidadania é resultado de uma parceria do Tribunal de Justiça da Bahia com o Núcleo de Práticas Jurídicas do curso de Direito da Unime – Itabuna. Nele ocorrem audiências de conciliação para adiantar os processos judiciais, desafogando o fluxo de feitos nas Varas Cíveis.
O projeto traz para a comunidade local, gratuitamente, serviços que favorecerão pessoas de baixa renda e que necessitam de assistência jurídica para adiantar seus processos judiciais. Serão atendidos, diariamente, cerca de 20 processos em fase de conciliação, que logo serão homologados por Adriano Augusto Gomes Borges, juiz da 1ª Vara de Família de Itabuna e coordenador do projeto na Bahia.
“Este é um projeto de muito êxito, premiado pelo Conselho Nacional de Justiça e é mais uma prova da democratização do acesso ao judiciário sem custo. Além disso, é um passo de modernização da Vara de Família na comarca de Itabuna, trazendo para a comunidade local a cultura de mediação e conciliação”, afirma o juiz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário