sexta-feira, março 02, 2012

CRÍTICA: Relações familiares movimentam as novelas

As relações familiares rivalizam com os pares amorosos entre os temas que mais empolgam os espectadores de telenovelas. Um exemplo bom e recente é “A vida da gente”, que terminou ontem. O vínculo entre duas irmãs e os conflitos delas foram o principal motor da história de Lícia Manzo. Principal, mas não único: outras famílias da trama ocuparam as atenções do público da faixa nos últimos meses.
Nas novelas de Manoel Carlos acontece o mesmo. Ele é um dos mais hábeis autores de dramas protagonizados por mães e filhas. Vide a dupla de Lilia Cabral e Alinne Moraes em “Viver a vida”; e os impasses que carregaram o enredo de “Por amor”, em que Regina Duarte trocou o filho vivo e saudável pelo bebê natimorto da filha, Gabriela.
Gilberto Braga e Ricardo Linhares também fizeram isso muito bem em “Insensato coração”. Eles retrataram o amor incondicional e cego de uma mãe (Natália do Vale) pelo filho mau-caráter (Gabriel Braga Nunes). E o amor incondicional do pai (Antônio Fagundes) pelo mesmo filho, mas sem as contaminações morais dela. Não se pode falar nesse assunto sem mencionar “Vale tudo” (de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères) e as inesquecíveis crueldades de Maria de Fátima (Gloria Pires), que rejeitava a mãe, Raquel (Regina Duarte).
O público se identifica facilmente, seja com as relações disfuncionais, seja com as saudáveis. E torce. Como as configurações familiares na vida real andam cada vez mais variadas, as possibilidades da ficção só fazem crescer.

‘Avenida Brasil’ terá cenas em vinhedo argentino
Diretor de núcleo de “Avenida Brasil”, novela de João Emanuel Carneiro, Ricardo Waddington embarcou para a Argentina. Ele viajou com Débora Falabella e alguns poucos atores para gravar as primeiras cenas num vinhedo em Mendoza. A personagem da atriz será uma moça que foi maltratada na infância pela mãe, mas depois adotada por uma rica família portenha.

...E mais
Dois argentinos estão gravando “Avenida Brasil”: Daniel Kuzniecka interpreta Hector, um chef, namorado da personagem de Débora. E Jean-Pierre Noher faz seu pai adotivo. Noher foi o Pepe de “A favorita”.

Beleza em rodízio
Preta Gil será uma das apresentadoras do “Superbonita”, do GNT, durante a licença-maternidade de Luana Piovani. Sandy e Claudia Leitte também comandarão seis episódios cada uma.

Beatriz Milhazes
José Henrique Fonseca, da Goritzia Filmes, pretende lançar, este ano, o documentário sobre o trabalho de Beatriz Milhazes. Há dois anos, ele acompanha a artista plástica e faz entrevistas no Brasil e fora.

Comandante
Paulo Betti foi convidado para “Lado a lado”, novela das 18h de João Ximenes Braga e Cláudia Lage. Ele será o dono da trupe de teatro dos personagens de André Arteche e Maria Padilha.

Cinema vai bem...
A cerimônia do Oscar foi o programa mais visto da TV dos EUA na noite do último domingo. Teve mais de 39 milhões de espectadores — público 4% maior que o do ano passado — e venceu “The amazing race” e “Celebrity apprentice”.

...Mas música ganha
Mas olha a curiosidade: o Grammy Awards, exibido em fevereiro na CBS, teve números maiores. Foi a primeira vez que o Grammy ganhou do Oscar desde que a Nielsen instituiu seu atual sistema de medição de audiências, em 1992.

O pai
Desde a estreia do quadro “Quem é meu pai?” no “Fantástico”, metade dos telefonemas diários para a Globo é de telespectadores que querem saber como participar. São pessoas que desejam encontrar seus pais.

Saudação interestadual
A dupla Valéria e Janete participará do show de lançamento da programação da Globo, terça, em São Paulo. Elas falarão com Pedro Bial. Via um telão num link ao vivo, ele dirá: “Salve, salve, Janete, minha flor”.

Série do 'Fantástico' dará dicas contra assaltos e furtos
Comentaristas de segurança da Globo, Rodrigo Pimentel e Diógenes Lucca vão estrear um quadro no “Fantástico” com dicas práticas de proteção contra assaltos e furtos. Na estreia, eles aparecerão em várias capitais do Brasil. Mas gravaram também na Colômbia.

...E mais
A dupla está gravando desde dezembro e continua viajando. A série — cujo título provisório é “Questão de segurança” — terá sete episódios. A estreia está prevista para 8 de abril.

LEONARDO BRÍCIO grava a cena em que seu personagem na minissérie “Rei Davi”, da Record, segura pela primeira vez a estrela-símbolo. Na foto, o ator aparece com Elder Gately (Abiatar) e João Vitti (Joabe) na cidade cenográfica do Recnov

‘Marinheiros’
Carolina Chalita, a Tânia de “O Astro”, vai contracenar com Rodrigo Lombardi no cinema. Eles começam este mês no Rio a rodar o longa “Velhos marinheiros”, com direção de Marcos Jorge.

Centro da cidade
Estevão Ciavatta se prepara para rodar o longa-metragem “Saara”, em julho. Serão cinco semanas de filmagens. No elenco, estarão Regina Casé, Lázaro Ramos e Otávio Augusto.

Fazendas
Heitor Martinez, Mirian Freeland, Fernando Pavão, Petrônio Gontijo e Iris Bruzzi, do elenco de “Máscaras”, novela da Record, começaram a gravar em fazendas nos municípios de Valença e Vassouras.

NOTA 10
Para o “Que marravilha!” de Claude Troisgros. O programa está cada vez melhor, com pequenas e acertadas mexidas no formato; e o chef cresceu como apresentador, sabe ser simpático e implacável quando é necessário.

NOTA 0
Para os loteamentos dos horários de televisão. Não dá. Por exemplo, anteontem, às 14h, a Band exibia “Furacão 2000”; a RedeTV!, televendas, e a CNT, campeã da prática, vendas de relógios. Uma vergonha. (Patrícia Kogut)

Nenhum comentário: