sexta-feira, março 30, 2012

Ilhéus não é cenário de novela - por Adircemiro Duarte*

Não surpreendem as críticas do Sr. Fábio Feldman ao projeto Porto Sul, mas chama atenção a insistência em argumentos tolos na defesa de uma visão estreita. Apresentando-se como arauto do desenvolvimento sustentável, Feldman apelou a Jorge Amado e Gabriela para criticar um projeto sobre o qual demonstra pouco conhecimento. Aliás, como não é ilheense nem baiano, o autor do artigo parece ser daqueles que ainda imaginam Ilhéus como um cenário de novela, sem problemas e necessidades reais.
Em determinado trecho de seu artigo, Feldman afirma que a cidade precisa enfrentar seus problemas, elevar seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e gerar oportunidades. Sua fantástica sabedoria só não foi suficiente para ensinar como realizar tais proezas.
Somente alguém que conhece muito pouco Ilhéus (se já veio aqui, foi de passagem) é capaz de definir a cidade como uma referência em turismo sustentável. Na verdade, Ilhéus não é referência nem em turismo nem em sustentabilidade. A grande maioria dos turistas que desembarca em nosso aeroporto – que por sinal se chama Jorge Amado – tem como destino as praias da vizinha Itacaré, outros seguem para Canavieiras e muito poucos ficam por aqui.

Nenhum comentário: