Itacaré assegura mais 2 ônibus novos para o transporte escolar
O município de Itacaré acaba de assegurar, junto ao Ministério da Educação, mais dois ônibus zero quilômetro para melhorar o transporte, principalmente, dos estudantes das comunidades rurais. Cada veículo dispõe de 44 cadeiras e estão sendo comprados com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Os ônibus estão sendo adquiridos através do programa “Caminho da Escola” e vai ampliar para quatro os veículos novos conseguidos durante o atual governo. “O que significa mais conforto para os nossos estudantes e economia para o município com aluguel de carros”, destaca a secretária de Educação, Juliana Delmont.
Delmont afirma que os investimentos não estão sendo feitos apenas na ampliação da frota de ônibus, mas também na disponibilização de lanchas e barcos para as comunidades em áreas mais distantes da sede. “Além disso, temos procurado levar a escola para mais perto do aluno, com construção de unidades na zona rural”.
O prefeito Antônio de Anízio (PC do B) explica que o objetivo é conseguir novos veículos para melhorar ainda mais o transporte dos estudantes do município. “Quem mora em Itacaré sabe muito bem como estavam os veículos para o transporte das nossas crianças. Hoje, a realidade é outra”.
Programa
Implantado em 2007, o Caminho da Escola tem o objetivo de renovar a frota de veículos escolares. O programa garante a segurança e qualidade ao transporte dos estudantes, contribuindo assim para a redução da evasão escolar.
O programa amplia, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. “Além do transporte de qualidade, temos investido na reforma das escolas e na qualificação dos profissionais”, pontua Anízio.
O prefeito lembra que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009, resultado do descaso de antigos gestores com a educação, é muito ruim. “Nos últimos anos, temos trabalhado para mudar esse panorama. A nossa expectativa é que tenhamos índice melhor na Prova Brasil realizada no final do ano passado”, finaliza Antônio de Anízio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário