segunda-feira, março 05, 2012

Obras contra secas serão aceleradas

Mais um ano em que os gaúchos tiveram de enfrentar seca e a consequente quebra na safra de grãos teve efeito pedagógico. Será anunciado nos próximos dias, pelo governo do Estado, um plano que prevê acelerar as licenças para construir açudes e pequenas barragens e reforçar o financiamento para irrigação. A promessa de simplificar a construção de estrutura de combate a estiagens será um dos principais temas da Expodireto, em Não-Me-Toque. Atualmente, os produtores enfrentam o desafio do alto custo das obras e entraves ambientais.
– A seca impõe a irrigação como grande tema deste ano, pois a diferença de produtividade é imensa – observa Nei Mânica, presidente da Cotrijal, que organiza a Expodireto.
Depois da feira, no dia 14 de março, o governador Tarso Genro deve lançar o Programa Estadual de Expansão da Agropecuária Irrigada – Mais Água, Mais Renda. Além de R$ 75 milhões ao ano na irrigação, vai simplificar o licenciamento ambiental emitido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para construção de açudes de até 10 hectares e áreas irrigadas de até 100 hectares.

Nenhum comentário: