segunda-feira, março 12, 2012

Projeto quer jovem como agente de transformação


Em uma fase da vida na qual as inquietações com o futuro surgem com mais força, os jovens também deparam com a necessidade de estar atentos às demandas de suas comunidades e aptos a intervir positivamente visando à transformação social. Temas como a qualidade do ensino público, o acesso aos serviços de saúde, a oferta de espaços coletivos para o esporte e o lazer estão entre as questões que interessam diretamente os jovens e desafiam sua capacidade de mobilização.
Foi com o objetivo de preparar o jovem para exercer um papel ativo como agente de transformação que a Bahia Mineração (Bamin), em parceria com o Instituto Aliança, lançou no dia 9, em Ilhéus, o Projeto de Formação Cidadã de Jovens. A proposta é oferecer a 30 pessoas, com idade de 15 a 24 anos, informações que lhes habilitem a entender os problemas sociais e saber como agir para enfrentá-los.
“Esse trabalho proporciona ao jovem, informações sobre políticas públicas e desperta neles a preocupação com as questões coletivas”, resume Rebeca Ribas, do Instituto Aliança e coordenadora pedagógica do programa. Segundo ela, a partir dos assuntos abordados na capacitação, os jovens são incentivados a “lutar pelos seus direitos e pensar juntos na transformação da realidade”.

Nenhum comentário: