domingo, março 11, 2012

Soldado americano mata 16 civis no Afeganistão

Um soldado americano abriu fogo contra civis no Afeganistão neste domingo, matando 16 pessoas. A chacina ocorreu na província de Kandahar, onde fica uma base americana. O governo dos Estados Unidos enviou suas "mais sinceras condolências" às famílias dos civis mortos, de acordo com comunicado do Departamento de Estado americano. "Este ato violento cometido contra nossos amigos afegãos nos entristece", declarou uma porta-voz da diplomacia americana. "Nossos pensamentos e nossas orações vão para as famílias", acrescentou.
A situação, que é já extremamente tensa, pode se agravar, com represálias ainda maiores. Seis militares americanos foram mortos por seus colegas afegãos entre 23 fevereiro e 1º de março, após a queima de exemplares do Alcorão na base militar americana de Bagram e violentas manifestações contra os Estados Unidos foram registradas, deixando 30 mortos e 200 feridos.
"Um militar americano foi detido devido ao incidente que deixou vítimas civis", indicou a Isaf, força armada da Otan, em um comunicado, indicando que "lamenta profundamente o incidente". De acordo com as autoridades americanas, o soldado sofreu um colapso nervoso.

Nenhum comentário: