segunda-feira, abril 02, 2012

Grã-Bretanha envia navio de guerra às ilhas


O destróier HMS Dauntless, um dos navios de guerra mais modernos da Grã-Bretanha, zarpará na quarta-feira em direção ao Atlântico Sul para realizar "tarefas rotineiras de patrulha", disse um porta-voz do Ministério da Defesa. A ação foi anunciada no dia do aniversário de 30 anos do início da guerra entre Grã-Bretanha e Argentina pelas ilhas Malvinas, de soberania britânica, mas que o país sul-americano reivindica desde 1833.
O HMS Dauntless partirá na quarta-feira do porto de Portsmouth, no sul da Inglaterra, para cumprir uma missão que durará seis meses, substituindo outra embarcação britânica, acrescentou o porta-voz de Defesa. O navio passará primeiro pela África do Sul, e uma vez no Atlântico Sul substituirá o Montrose, que fazia tarefas de vigilância nas proximidades das ilhas Malvinas.
A ação do navio já tinha sido anunciada pela Grã-Bretanha no fim de janeiro, embora sem a definição de uma data, e foi condenada pelo governo argentino. A Grã-Bretanha insistiu que este desdobramento não representa uma militarização do Atlântico Sul, mas faz parte da contínua presença britânica na área.

Nenhum comentário: