segunda-feira, abril 16, 2012

MST invade prédio do Ministério do Desenvolvimento em Brasília


Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram na madrugada, por volta das 6h, desta segunda-feira (16) prédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Brasília. Os manifestantes reclamam da demora no processo de reforma agrária no país e pedem agilidade do governo federal. A assessoria de imprensa do ministério confirmou a ocupação.
A Polícia Militar estima em 1,5 mil o número de manifestantes, dos quais cerca de 300 estão dentro do prédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Como medida preventiva, as entradas do prédio foram fechadas pela segurança e cerca de 20 policiais foram destacados para fazer a segurança no local.
A ação, com invasões e protestos, integra a Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária que o MST promove todos os anos em abril - conhecida como Abril Vermelho -, mês em que 19 trabalhadores Sem Terra foram mortos no episódio conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996.
Na quarta-feira (11) representantes do MST entregaram ao ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da República, pauta de reivindicações do movimento. Carvalho disse ser "muito difícil" assumir um compromisso para o assentamento de 100 mil famílias ao ano, como o movimenta reivindica.
Os sem-terra reclamam da estagnação da reforma agrária e a diminuição de investimentos em desapropriações de terras no país por parte do governo federal. A lentidão nas ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário teria sido uma das razões apontadas para a substituição do ministro baiano Afonso Florense. (Com informações da Folha)

Nenhum comentário: