TicoMia homenageia Jorge Amado, Luiz Gonzaga e banda Lordão
Com uma expectativa de público recorde, o TicoMia, que completa 25 anos, acontece neste sábado, dia 23 de junho, em Ibicuí, com homenagem aos nordestinos Jorge Amado e Luiz Gonzaga, cujos centenários de nascimento são comemorados em 2012, e ao Lordão, um dos ícones da festa. Para animar as doze horas de forró na fazenda El Dorado, subirão ao palco as bandas Aviões do Forró, Mastruz com Leite, Lordão, Dorgival Dantas, e as duplas sertanejas João Bosco e Vinicius, César Menotti e Fabiano e Ítalo e Reno. Este ano, um dos palcos recebe o nome do escritor Jorge Amado e o outro do forrozeiro Luiz Gonzaga, duas das maiores expressões da cultura nordestina.
A Banda Lordão, que há 20 anos é uma das atrações do TicoMia, inicia as comemorações pelo seu cinqüentenário durante a festa. O promotor Lourival Dourado Filho, o Douradinho, fundador do TicoMia, disse que as comemorações pelos 25 anos do evento serão divididas com essas justas homenagens. “O grande marco do TicoMia é a preservação do gênero forró como ritmo da festa de São João. De dois anos pra cá, incluímos o ritmo sertanejo, que está ligado às raízes nordestinas. Essa identidade fortalece a tradição e o destino de Ibicuí como capital do São João baiano. Há 50 anos, a comunidade local se envolve de corpo e alma com os festejos juninos, acolhendo os visitantes de forma carinhosa, e o TicoMia veio para apimentar ainda mais a festa”, afirma Douradinho.
Este ano, a infraestrutura do evento vai estar ainda mais organizada, com o objetivo de proporcionar mais conforto, melhores serviços e segurança a todos os presentes. Os palcos tiveram sua sustentação reforçada, assim como os cinco camarins que no ano passado não tinham sido totalmente concluídos; a sala de imprensa foi ampliada para abrigar as equipes de cobertura e para a realização de entrevistas com os artistas convidados; e as áreas de estacionamento e dos quiosques de distribuição de comidas e bebidas também foram redimensionadas. Nesse sentido, a praça de alimentação também ganhou mais espaço para o serviço de churrascaria, queijo coalho, crepe, o “beijumania”, acarajé, abará, e comidas típicas como pamonha, milho cozido, amendoim, doces de jenipapo e cocadas de vários sabores, além de bebidas como cerveja, refrigerante, água de coco, caldo de cana, batidas do Ligante, licores, ice, sorvete de cachaça, água mineral, entre outros.
Um dos destinos mais procurados da Bahia para as festas de São João, Ibicuí é uma referência no interior do Estado no que se refere à festa junina. Este ano, os festejos na cidade começaram na quinta-feira, dia 21, e prosseguem até o dia 24, no grande arraial montado na praça Régis Pacheco. Segundo o prefeito Cláudio Dourado, mesmo com o expressivo destaque da produção agropecuária no município, o São João é considerado uma das principais atividades econômicas do município de Ibicuí, que possui uma população de cerca de 15.800 habitantes. Durante o período de São João, a cidade recebe em torno de 80 mil pessoas. A hotelaria oferece 400 leitos, mas, nessa temporada, a maioria da população disponibiliza suas residências para locação. Em Ibicuí, nesta sexta-feira, a animação fica por conta de Vaninho Forrozeiro, Cheiro de Forró, Bel Lima, Ítalo e Renno e Amistrong. No sábado, a vez de Urubu Fogoso, banda Vera Cruz, Edu Forró, Solteirões do Forró e Amistrong. No domingo, a partir das 13 horas, apresentações de Amistrong, Forró Caxangá, Lordão, Serginho di Goiás e Urubu Fogoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário