O novo "baú da felicidade" de Silvio Santos está na mira da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). O órgão quer o fim dos merchandisings na novelinha "Carrossel", sucesso comercial e de audiência do SBT. Aliado ao Instituto Alana, ONG que atua nos direitos da criança e do consumidor, o órgão pretende brecar os anúncios inseridos no folhetim infantil. "Esse tipo de publicidade abusa da deficiência de julgamento das crianças", fala Renan Ferraciolli, assessor chefe do Procon-SP. Segundo levantamento do Alana, ficção e publicidade se misturam demais na novela. Em uma das cenas de "Carrossel", a professora Helena (Rosane Mulholland) surgiu ao lado de um médico (ficcional) falando da importância do chocolate na vida das crianças. Tratava-se então de um merchandising da Cacau Show. Após dois encontros entre dirigentes do Procon e do SBT, a emissora não aceitou retirar os merchandisings, que surgem em quase todos capítulos do folhetim. O SBT, via assessoria, diz que ofereceu em contraproposta retirar só as ações protagonizadas por crianças, o que também não foi aceito. O Procon pretende agora tomar medidas mais duras contra o SBT, que vão de uma multa (de no máximo R$ 6 milhões) até uma ação judicial.
Enquanto a RedeTV! tenta renovar o contrato com Rafinha Bastos, que vence no início de 2013, a Band segue conversando com ele sobre sua possível volta à emissora.
Apocalipse
A Globo lançou uma promoção em que público deveria dizer o que faria se soubesse que mundo ia acabar no dia 21 de dezembro, seguindo a profecia do calendário Maia.
Apocalipse 2
Uma brincadeira, que recebeu mais de 3.000 ideias em apenas cinco dias, faz parte do lançamento da série "Como Aproveitar o Fim do Mundo", de Alexandre Machado e Fernanda Young, que estreia na Globo em novembro. As dez respostas mais divertidas do público vão estrelar o segundo filme publicitário da sitcom, em formato de "top 10".
Fora
Depois da Record, a Globo também pode deixar de realizar o debate com candidatos à Prefeitura de São Paulo, marcado para quinta-feira (4). A emissora ainda não fez nenhum encontro para definir regras com candidatos e assessores.
Fora 2
A Globo pretende realizar o debate apenas com os seis candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto. O candidato Levy Fidelix (PRTB) ganhou na Justiça o direito de participar. Procurada, a rede diz que ainda não desistiu do debate.
Curva
A TV paga segue crescendo: chegou aos 15,1 milhões de assinantes no país em agosto. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço já está presente em 36,6% dos lares da região Sudeste. (Keila Jimenez)
'Máscaras' acaba com baixo ibope
"Máscaras", da Record, chega ao fim amanhã bem abaixo das expectativas depositadas na novela de Lauro César Muniz. Diferentemente de suas três antecessoras, "Poder Paralelo" (2009), "Ribeirão do Tempo" (2010) e "Vidas em Jogo" (2011), que encerraram com médias superiores a dez pontos, "Máscaras" deve terminar com uma audiência média de só seis pontos. O melhor desempenho do folhetim, que estreou em abril e teve seu horário alterado algumas vezes, foi em seu primeiro mês no ar, quando anotou 8,4 pontos. Desde então, a audiência só diminuiu. Nos dois últimos capítulos da trama, haverá uma série de assassinatos em cenas de ação.
Xororó quer ser avô
Com 42 anos de carreira e 35 milhões de discos vendidos ao lado do irmão Chitãozinho, o cantor Xororó, que comemorou 55 anos ontem, disse que quer aproveitar a vida e que já passou da fase de fazer 28 shows por mês. Atualmente, ele diz que a dupla faz oito, no máximo. Xororó confessa ainda que pede à filha mais velha, Sandy, que lhe dê netos. "A gente fala que ela já está enrolando demais."
IBOPE
3 foi a média da novela "Rebelde", exibida pela Record, na quinta-feira;
4 marcou o folhetim "Máscaras", exibido também pela Record, na quinta-feira.
ADEUS - O romancista mineiro Autran Dourado, autor de "Ópera dos Mortos" (1967), morreu aos 86 anos, ontem, em sua casa, em Botafogo, zona sul do Rio. Segundo familiares, ele sofria de problemas respiratórios crônicos e teve uma hemorragia estomacal, que o levou à morte. O corpo do escritor foi velado em capela do cemitério São João Batista, também em Botafogo, e foi enterrado no mesmo local.
Hollywood
Acostumada a trabalhar em produções independentes, Marianna Armellini, a Frô de "Guerra dos Sexos" (Globo), ficou surpresa com a estrutura do Projac. "Aqui parece Hollywood... Tem câmera para todo o lado, e o set de gravação é incrível", diz.
Hollywood 2
Marianna também integra o elenco de "Olívias na TV" (Multishow). Episódios inéditos da série vão ao ar a partir de sexta.
Novos formatos
Apresentador do "Mega Senha", atualmente a maior audiência da Rede TV!, Marcelo de Carvalho não esconde a vontade de comandar um novo programa na emissora. O projeto de um dos sócios da Rede TV! deve contar com plateia e ser um "game show", a exemplo do "Mega Senha".
Atualização
Ana Furtado afirma que se atualiza do que acontece em "Avenida Brasil" (Globo) com Zeca Camargo e André Marques, fanáticos pela novela.
Muso
A segunda temporada de "Call Me Fitz", com Jason Priestley, galã de "Barrados no Baile" nos anos 1990, estreia amanhã, no Sony Spin. (Alan de Faria)
Beleza gaúcha
Gabriela Markus (foto ao lado), 23 anos, é a Miss Brasil 2012. A representante do Rio Grande do Sul, eleita em cerimônia realizada em Fortaleza (CE), concorreu com outras 26 candidatas e se sagrou a mulher mais bela do país após superar as concorrentes nos desfiles de trajes típico, casual, biquíni, maiô e gala, além da pergunta final. Gabriela tem 1,80 m de altura, 64 cm de cintura, 95 cm de quadril e 89 cm de busto. A estudante recebeu a faixa da Miss Brasil 2011, Priscila Machado, também gaúcha, e ganhou o direito de representar o Brasil no Miss Universo 2012, que ocorrerá em Las Vegas no dia 19 de dezembro.
Cachorro americano
Os gaúchos do grupo Tchê Garotos, responsáveis pelo hit "Cachorro Perigoso", tema do galã de José Loreto em "Avenida Brasil" (Globo), fariam, no último final de semana, três apresentações nos Estados Unidos.
Dublagem
Carolina Dieckmann, que dá voz a uma esquilo fêmea na animação "Esquadrão do Lixo", pretende surpreender o filho José, de 5 anos, com a participação. O desenho estreia neste mês, no Gloob.
Amor
A fila andou para Jesus Luz, que estreia nas novelas hoje, em "Guerra dos Sexos". Ex-namorado da cantora Madonna, o DJ está comprometido com uma publicitária. "Estou estudando teatro e amando o trabalho na TV. Espero crescer na carreira ator", conta ele.
Cofrinho
Nem Nina (Débora Falabella), nem Carminha (Adriana Esteves). Na reta final da novela das nove, quem faz mais presença VIP é Tessália (Débora Nascimento). Embora todas as personagens sejam queridas pelo público, Tessália aparece menos e, aí, sobra mais tempo na agenda para outros trabalhos. (Vivian Massutti)
Globo estuda download de músicas e seriado com Empreguetes
A Globo estuda tornar disponível na internet o download de músicas de Chayene (Cláudia Abreu), Fabian (Ricardo Tozzi) e das Empreguetes, grupo formado pelas personagens Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) na novela Cheias de Charme. Fãs dos artistas da novela _principalmente das Empreguestes_ protestaram na web contra a falta de um CD com as músicas e um DVD com vídeos. Até a atriz Cláudia Abreu reclamou do "vacilo" da emissora. Segundo um executivo da rede, a Globo até tentou lançar um CD com as músicas, mas a emissora não estava preparada para a empreitada. Os contratos previam o uso das músicas apenas na novela. Não deu tempo de renegociá-los e produzir CDs. Com o fim de Cheias de Charme, a venda das músicas pela internet seria um investimento menos arriscado. A Globo também estuda a possibilidade de produzir uma série, no ano que vem, em que as Empreguestes fariam uma turnê pelo país, com shows de verdade. A novela também irá gerar um livro, a ser lançado em breve.
Transmídia
Cheias de Charme é o ápice do projeto de transmídia em novelas da Globo. Transmídia é um neologismo que abarca a produção de conteúdo exclusivo para diferentes plataformas com alguma participação do espectador. A emissora começou a implantar um núcleo de transmídia em 2007. Na temporada de 2008/09 de Malhação, executou um projeto piloto, com cenas extendidas e exclusivias na web, blog de personagens e perfis no Twitter. Em 2010, em Passione, produziu mais de 300 vídeos extendidos para o site da novela. O autor Silvio de Abreu escrevia breves monólogos em que os personagens/atores falavam das expectativas e desdobramentos da trama. Depois vieram uma websérie em O Astro (2011), uma websérie documental em Amor Eterno Amor (2012) e um documentário em Cordel Encantado (2011). Segundo Alex Machado, gerente de novos formatos da Globo, já são 34 blogs, 31 perfis no Twitter e 503 vídeos exclusivos para web. Mas nunca antes a emissora usou tantas possibilidades de transmídia como na trama de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira.
Realidade paralela
"Essa novela é um divisor de água. O transmídia está na trama. A sinopse é: três empregadas fazem um vídeo que estoura na internet e viram superstars", disse Machado no 2º Fórum Transmídia, na última sexta, em São Paulo. Vida de Empreguete, o primeiro clipe das Empreguetes, de fato, foi lançado na novela, mas sua íntegra nunca foi ao ar na TV Globo, mas na portal da emissora. Junto com o clipe de outro sucesso das Empreguetes, Maria, já foi visto mais de 14 milhões de vezes. O auge do transmídia na novela foi o envolvimento de fãs, que pediram a volta das Empreguetes (elas se separaram) e participaram de concurso em que parodiavam as divas. Alguns vídeos de internautas apareceram na TV. Criou-se, assim, uma realidade paralela. O universo narrativo da novela expandiu-se para a vida real (e para outros programas da emissora), e vice-versa. A Globo não inventou nenhuma roda com Cheias de Charme. Tudo o que realizou já foi experimentado em filmes ou programas de TV norte-americanos. Mas o transmídia ajudou a novela a ser um grande sucesso. Talvez Cheias de Charme desse os mesmos 30 pontos de média caso ignorasse a web. Mas sua audiência verdadeira não foi medida pelos pontos no Ibope. Foi muito maior.
Record, SBT, Band
Transmídia também não é exclusividade da Globo no Brasil. A Record já faz transmídia desde 2010, com o programa Legendários na Web, transmitido pelo R7, além de versões exclusivas para web de Ídolos e A Fazenda, entre outras iniciativas. O Jornal da Record News, com Heródoto Barbeiro, começa 15 minutos antes na web e tem conteúdo exclusivo para o R7 nos intervalos comerciais da TV. Na Band, há o CQC 3.0, uma versão extendida do humorístico. O SBT usa seu site como base para programas que necessitam de votações, como O Maior Brasileiro de Todos os Tempos. E tem contéudo exclusivo e interativo na plataforma de TVs conectadas da Sony.
NO DIVÃ - Zécarlos Marchado se prepara para gravar Sessão de Terapia, série diária que estreia hoje no GNT (22h30); o ator intepreta um psicanalista que a cada dia da semana (e episódio) recebe um paciente; na sexta, ele é o paciente. Dirigidas por Selton Mello, as tomadas foram filmadas com duas câmeras: uma mais aberta e outra, mais fechada. (Daniel Castro)
Como Amilcare tem coragem de se irritar?
Amilcare Dallevo, dono da Rede TV!, deve ter perdido a noção...
O dono da emissora de Osasco foi com a mulher Daniela Albuquerque ao velório de Hebe Camargo e ficou nervoso quando os jornalistas perguntaram sobre a delicada situação da apresentadora, que teve salários atrasados e rescindiu contrato. Chamou os repórteres de "sem educação" e ficou indignado, dizendo que era um absurdo eles fazerem esse tipo de pergunta numa hora dessas. Mas teria outra pergunta para fazer a ele? Hebe deixou o SBT, foi para a Rede TV! e se decepcionou... Ia voltar para o SBT, já havia acertado tudo, mas infelizmente não teve tempo. Ainda no velório, Silvio Santos deixou claro que queria Hebe de volta e lamentou não ter conseguido. (Fabíola Reipert)
Catarina vai seduzir Fernando e usá-lo para separar Laura e Edgar
A chegada de Catarina (Alessandra Negrini) a "Lado a lado" promete sacudir a trama de João Ximenes Braga e Cláudia Lage, no ar na faixa das 18h, na Globo. Desprezada por Edgar (Thiago Fragoso), que a deixou em Portugal e voltou ao Brasil para se casar com Laura (Marjorie Estiano), a moça fará de tudo para destruir a relação dos dois. E, para isso, se aproximará de Fernando (Caio Blat), o filho preterido do senador Bonifácio (Cássio Gabus Mendes). O rapaz, que a esta altura já terá tido problemas com o irmão, ficará completamente apaixonado por Catarina. Ardilosa, ela perceberá o fascínio que provoca em Fernando e seduzirá o rapaz para destruir o casamento de Edgar e Laura. Catarina vai se envolver com ele só para usá-lo em seus planos. E, com isso, os conflitos entre os irmãos serão cada vez mais frequentes.
Clima pesado
Continua pesado o clima nos bastidores da TV Brasil entre antigos funcionários e recém-chegados concursados. O pessoal da antiga TVE não apenas encara a chegada dos concursados com desconfiança. Há acusações mútuas de boicotes.
Doctor Who?
Alessandra Negrini vai entrar em “Lado a lado”, mas, enquanto isso não acontece, foi a Londres e prestigiou o 4º Brazilian Film Festival of London. Olha quem ela encontrou lá: Matt Smith, o Doctor Who da série britânica.
Convidada especial
Apresentadora do “Furo MTV”, Dani Calabresa gravou uma entrevista com Fernando Muylaert que irá ao ar esta noite, numa edição especial do “CQC”, na Band. Além dela, Rita Cadillac e Luan Santana aparecerão como repórteres do programa, que chega à sua edição número 200.
Parceria reeditada
Fabiana Karla, atualmente no ar em “Gabriela”, está escalada para a novela de Walcyr Carrasco. Como ela, Luís Melo, que também fez parcerias com o autor.
Filão
“José — De escravo a governador” ainda não estreou e a direção da Record já está buscando o tema para uma outra série bíblica que vai produzir em seguida. A ideia é repetir a dobradinha entre a autora, Vivian de Oliveira, e o diretor, Alexandre Avancini. É um projeto para estrear em 2014.
Conta gordinha
O Brasil fechou agosto com mais de 15,1 milhões de domicílios com TV paga. Ou seja: um em cada quatro lares tem o serviço, que já alcança 50 milhões de pessoas. Dados da Anatel.
Quebra-cabeças
Com isso, fica apertada a agenda de Avancini, na mira de Carlos Lombardi para dirigir sua primeira novela na emissora.
Mesa de Natal
“Dina Picucha” é o especial de fim de ano que a Globo está gravando em Porto Alegre desde a semana passada. A coprodução da emissora com a Casa de Cinema tem direção de Jorge Furtado. No elenco, Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele, Daniel Oliveira, Marco Ricca, Mariana Lima e Louise Cardoso.
NOTA 10
Para “Cheias de charme”, o elogio final que faltou. A novela de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira dirigida por Denise Saraceni será lembrada como uma ótima produção.
NOTA 0
Para “A tarde é sua”, que apresentou um depoimento de uma mulher com a seguinte legenda autoexplicativa: “Mandei ele morder para provar que ele era um vampiro”. Lixo total. (Patrícia Kogut)
Hebe Camargo consegue unir, por minutos, TV Globo, SBT e Rede TV!
Se durante todo o sábado, as redes sociais ficaram repletas de homenagens à primeira-dama da TV brasileira, Hebe Camargo (que morreu em decorrência das complicações de um câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos digestivos), com celebridades tirando do baú suas fotos ao lado da apresentadora e relembrando momentos alegres, o domingo foi de Faustão e do programa 'Fantástico', da Rede Globo, incensarem aquela que contribuiu e entrou para a História da TV brasileira. E foi bonito ver a integração entre as emissoras neste momento de homenagens. O "Fantástico" deu crédito, em letras bem grandes, às imagens cedidas pelo SBT e Rede TV!. Não estavam envolvidos interesses publicitários ou de ibope, como as negociações para exibições de eventos do porte de Olimpíadas de Londres ou desfile de Carnaval, no Rio. Tudo por obra de Hebe Camargo! Confesso que achei muito bonita a homenagem de Fausto Silva. O apresentador, amigo pessoal de Hebe, conseguiu nos emocionar sem ser piegas em frases ou dramas em busca de audiência. Ao contrário: Faustão conseguiu que as lembranças da amiga fossem momentos alegres, exatamente como Hebe sempre gostou. Padre Marcelo Rossi, outro amigo da apresentadora, lembrou bem, minutos antes do sepultamento, que ela sempre pediu que a cerimônia religiosa antes do seu enterro fosse um momento de celebração à memória e não uma ode à tristeza. Fausto seguiu essa verve. Relembrou episódios do passado, como o da impossibilidade de Hebe Camargo ir a velórios de amigos na companhia de Nair Bello e Lolita Rodrigues, fiéis escudeiras de mais de 50 anos de amizade. "Elas não podiam ficar uma do lado da outra, porque conseguiam fazer piada e a risada comia solta", disse Faustão. Acrescentou ainda que a tática montada pelo trio era ir a um velório e cada uma ficar em um local diferente do salão onde o corpo estava sendo velado. Nesse momento em que o apresentador fez o comentário, entrou um vídeo com uma entrevista antiga de Hebe, na qual ela revelava mais detalhes sobre esses episódios. "Certa vez, eu compareci a um velório e perguntaram se estava tudo bem comigo, porque eu demonstrava um choro compulsivo. Na realidade, eu escondia com a mão as risadas que eu estava dando. E consegui fazer aquela cena comovente". Essa era Hebe Camargo e como foi gostoso rir mesmo após sua morte. Mas, impossível não segurar as lágrimas com o que Fausto escolheu para encerrar o seu programa. No telão, uma foto de Nair Bello e, aos poucos, uma foto de Hebe Camargo foi sendo inserida do lado esquerdo. Fausto mostrou que as duas amigas se reencontraram desde sábado. Lindo, lindo. O "Fantástico" começou com Ana Paula Araújo e Zeca Camargo chamando uma reportagem sobre o velório e sepultamento de Hebe Camargo. Vimos o Rei e paixão de Hebe, Roberto Carlos, dizendo: "Hebe vai ficar no meu coração e no de todos os brasileiros"; o padre Marcelo Rossi cantar "Como é grande o meu amor por você..." e ser seguido pelos famosos e anônimos que foram ao Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo; o choro de Fábio Jr. junto ao caixão e o selinho de Silvio Santos na amiga que, dois dias antes da morte, havia sido recontratada para um novo programa no SBT. Depois veio aquela reportagem beeemmm "Fantástico" abordando a doença da apresentadora. O cardiologista Dante Senra comentou sobre a opção da família de Hebe, em comum acordo com ele, de o suporte médico nos últimos dias de vida serem feitos na mansão da apresentadora. "Eu a visitava todos os dias. Ela estava com um suporte de uma equipe muito boa. No entanto, os rins apresentavam sinais de falência", disse. Com a ajuda da internet, o programa ouviu ainda o oncologista Sérgio Simon, que está fora do país, mas falou sobre a cliente. "A primeira operação correu muito bem. Ela teve um ano de total restabelecimento, mas a doença voltou a se manifestar", lembrou. Depois, a consultora Gloria Kalil falou sobre a chancela que Hebe imprimiu com seu estilo de loura total, sexy, com roupas justas e transparentes. A apresentadora Astrid Fontenelle lembrou o último encontro, há exatos 15 dias, na casa de Hebe, com direito à foto e selinho. E até a participante do programa 'Mulheres Ricas', da Band, a joalheira Lydia Sayeg, comentou sobre as joias que a apresentadora sempre gostou de usar dia e noite. "Ela gostava de brilhar. E era uma estrela". Com certeza, Lydia. Hebe está brilhando lá no céu e em nossos corações. (Heloisa Tolipan)
Apocalipse
A Globo lançou uma promoção em que público deveria dizer o que faria se soubesse que mundo ia acabar no dia 21 de dezembro, seguindo a profecia do calendário Maia.
Apocalipse 2
Uma brincadeira, que recebeu mais de 3.000 ideias em apenas cinco dias, faz parte do lançamento da série "Como Aproveitar o Fim do Mundo", de Alexandre Machado e Fernanda Young, que estreia na Globo em novembro. As dez respostas mais divertidas do público vão estrelar o segundo filme publicitário da sitcom, em formato de "top 10".
Fora
Depois da Record, a Globo também pode deixar de realizar o debate com candidatos à Prefeitura de São Paulo, marcado para quinta-feira (4). A emissora ainda não fez nenhum encontro para definir regras com candidatos e assessores.
Fora 2
A Globo pretende realizar o debate apenas com os seis candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto. O candidato Levy Fidelix (PRTB) ganhou na Justiça o direito de participar. Procurada, a rede diz que ainda não desistiu do debate.
Curva
A TV paga segue crescendo: chegou aos 15,1 milhões de assinantes no país em agosto. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço já está presente em 36,6% dos lares da região Sudeste. (Keila Jimenez)
'Máscaras' acaba com baixo ibope
"Máscaras", da Record, chega ao fim amanhã bem abaixo das expectativas depositadas na novela de Lauro César Muniz. Diferentemente de suas três antecessoras, "Poder Paralelo" (2009), "Ribeirão do Tempo" (2010) e "Vidas em Jogo" (2011), que encerraram com médias superiores a dez pontos, "Máscaras" deve terminar com uma audiência média de só seis pontos. O melhor desempenho do folhetim, que estreou em abril e teve seu horário alterado algumas vezes, foi em seu primeiro mês no ar, quando anotou 8,4 pontos. Desde então, a audiência só diminuiu. Nos dois últimos capítulos da trama, haverá uma série de assassinatos em cenas de ação.
Xororó quer ser avô
Com 42 anos de carreira e 35 milhões de discos vendidos ao lado do irmão Chitãozinho, o cantor Xororó, que comemorou 55 anos ontem, disse que quer aproveitar a vida e que já passou da fase de fazer 28 shows por mês. Atualmente, ele diz que a dupla faz oito, no máximo. Xororó confessa ainda que pede à filha mais velha, Sandy, que lhe dê netos. "A gente fala que ela já está enrolando demais."
IBOPE
3 foi a média da novela "Rebelde", exibida pela Record, na quinta-feira;
4 marcou o folhetim "Máscaras", exibido também pela Record, na quinta-feira.
ADEUS - O romancista mineiro Autran Dourado, autor de "Ópera dos Mortos" (1967), morreu aos 86 anos, ontem, em sua casa, em Botafogo, zona sul do Rio. Segundo familiares, ele sofria de problemas respiratórios crônicos e teve uma hemorragia estomacal, que o levou à morte. O corpo do escritor foi velado em capela do cemitério São João Batista, também em Botafogo, e foi enterrado no mesmo local.
Hollywood
Acostumada a trabalhar em produções independentes, Marianna Armellini, a Frô de "Guerra dos Sexos" (Globo), ficou surpresa com a estrutura do Projac. "Aqui parece Hollywood... Tem câmera para todo o lado, e o set de gravação é incrível", diz.
Hollywood 2
Marianna também integra o elenco de "Olívias na TV" (Multishow). Episódios inéditos da série vão ao ar a partir de sexta.
Novos formatos
Apresentador do "Mega Senha", atualmente a maior audiência da Rede TV!, Marcelo de Carvalho não esconde a vontade de comandar um novo programa na emissora. O projeto de um dos sócios da Rede TV! deve contar com plateia e ser um "game show", a exemplo do "Mega Senha".
Atualização
Ana Furtado afirma que se atualiza do que acontece em "Avenida Brasil" (Globo) com Zeca Camargo e André Marques, fanáticos pela novela.
Muso
A segunda temporada de "Call Me Fitz", com Jason Priestley, galã de "Barrados no Baile" nos anos 1990, estreia amanhã, no Sony Spin. (Alan de Faria)
Beleza gaúcha
Gabriela Markus (foto ao lado), 23 anos, é a Miss Brasil 2012. A representante do Rio Grande do Sul, eleita em cerimônia realizada em Fortaleza (CE), concorreu com outras 26 candidatas e se sagrou a mulher mais bela do país após superar as concorrentes nos desfiles de trajes típico, casual, biquíni, maiô e gala, além da pergunta final. Gabriela tem 1,80 m de altura, 64 cm de cintura, 95 cm de quadril e 89 cm de busto. A estudante recebeu a faixa da Miss Brasil 2011, Priscila Machado, também gaúcha, e ganhou o direito de representar o Brasil no Miss Universo 2012, que ocorrerá em Las Vegas no dia 19 de dezembro.
Cachorro americano
Os gaúchos do grupo Tchê Garotos, responsáveis pelo hit "Cachorro Perigoso", tema do galã de José Loreto em "Avenida Brasil" (Globo), fariam, no último final de semana, três apresentações nos Estados Unidos.
Dublagem
Carolina Dieckmann, que dá voz a uma esquilo fêmea na animação "Esquadrão do Lixo", pretende surpreender o filho José, de 5 anos, com a participação. O desenho estreia neste mês, no Gloob.
Amor
A fila andou para Jesus Luz, que estreia nas novelas hoje, em "Guerra dos Sexos". Ex-namorado da cantora Madonna, o DJ está comprometido com uma publicitária. "Estou estudando teatro e amando o trabalho na TV. Espero crescer na carreira ator", conta ele.
Cofrinho
Nem Nina (Débora Falabella), nem Carminha (Adriana Esteves). Na reta final da novela das nove, quem faz mais presença VIP é Tessália (Débora Nascimento). Embora todas as personagens sejam queridas pelo público, Tessália aparece menos e, aí, sobra mais tempo na agenda para outros trabalhos. (Vivian Massutti)
Globo estuda download de músicas e seriado com Empreguetes
A Globo estuda tornar disponível na internet o download de músicas de Chayene (Cláudia Abreu), Fabian (Ricardo Tozzi) e das Empreguetes, grupo formado pelas personagens Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) na novela Cheias de Charme. Fãs dos artistas da novela _principalmente das Empreguestes_ protestaram na web contra a falta de um CD com as músicas e um DVD com vídeos. Até a atriz Cláudia Abreu reclamou do "vacilo" da emissora. Segundo um executivo da rede, a Globo até tentou lançar um CD com as músicas, mas a emissora não estava preparada para a empreitada. Os contratos previam o uso das músicas apenas na novela. Não deu tempo de renegociá-los e produzir CDs. Com o fim de Cheias de Charme, a venda das músicas pela internet seria um investimento menos arriscado. A Globo também estuda a possibilidade de produzir uma série, no ano que vem, em que as Empreguestes fariam uma turnê pelo país, com shows de verdade. A novela também irá gerar um livro, a ser lançado em breve.
Transmídia
Cheias de Charme é o ápice do projeto de transmídia em novelas da Globo. Transmídia é um neologismo que abarca a produção de conteúdo exclusivo para diferentes plataformas com alguma participação do espectador. A emissora começou a implantar um núcleo de transmídia em 2007. Na temporada de 2008/09 de Malhação, executou um projeto piloto, com cenas extendidas e exclusivias na web, blog de personagens e perfis no Twitter. Em 2010, em Passione, produziu mais de 300 vídeos extendidos para o site da novela. O autor Silvio de Abreu escrevia breves monólogos em que os personagens/atores falavam das expectativas e desdobramentos da trama. Depois vieram uma websérie em O Astro (2011), uma websérie documental em Amor Eterno Amor (2012) e um documentário em Cordel Encantado (2011). Segundo Alex Machado, gerente de novos formatos da Globo, já são 34 blogs, 31 perfis no Twitter e 503 vídeos exclusivos para web. Mas nunca antes a emissora usou tantas possibilidades de transmídia como na trama de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira.
Realidade paralela
"Essa novela é um divisor de água. O transmídia está na trama. A sinopse é: três empregadas fazem um vídeo que estoura na internet e viram superstars", disse Machado no 2º Fórum Transmídia, na última sexta, em São Paulo. Vida de Empreguete, o primeiro clipe das Empreguetes, de fato, foi lançado na novela, mas sua íntegra nunca foi ao ar na TV Globo, mas na portal da emissora. Junto com o clipe de outro sucesso das Empreguetes, Maria, já foi visto mais de 14 milhões de vezes. O auge do transmídia na novela foi o envolvimento de fãs, que pediram a volta das Empreguetes (elas se separaram) e participaram de concurso em que parodiavam as divas. Alguns vídeos de internautas apareceram na TV. Criou-se, assim, uma realidade paralela. O universo narrativo da novela expandiu-se para a vida real (e para outros programas da emissora), e vice-versa. A Globo não inventou nenhuma roda com Cheias de Charme. Tudo o que realizou já foi experimentado em filmes ou programas de TV norte-americanos. Mas o transmídia ajudou a novela a ser um grande sucesso. Talvez Cheias de Charme desse os mesmos 30 pontos de média caso ignorasse a web. Mas sua audiência verdadeira não foi medida pelos pontos no Ibope. Foi muito maior.
Record, SBT, Band
Transmídia também não é exclusividade da Globo no Brasil. A Record já faz transmídia desde 2010, com o programa Legendários na Web, transmitido pelo R7, além de versões exclusivas para web de Ídolos e A Fazenda, entre outras iniciativas. O Jornal da Record News, com Heródoto Barbeiro, começa 15 minutos antes na web e tem conteúdo exclusivo para o R7 nos intervalos comerciais da TV. Na Band, há o CQC 3.0, uma versão extendida do humorístico. O SBT usa seu site como base para programas que necessitam de votações, como O Maior Brasileiro de Todos os Tempos. E tem contéudo exclusivo e interativo na plataforma de TVs conectadas da Sony.
NO DIVÃ - Zécarlos Marchado se prepara para gravar Sessão de Terapia, série diária que estreia hoje no GNT (22h30); o ator intepreta um psicanalista que a cada dia da semana (e episódio) recebe um paciente; na sexta, ele é o paciente. Dirigidas por Selton Mello, as tomadas foram filmadas com duas câmeras: uma mais aberta e outra, mais fechada. (Daniel Castro)
Como Amilcare tem coragem de se irritar?
Amilcare Dallevo, dono da Rede TV!, deve ter perdido a noção...
O dono da emissora de Osasco foi com a mulher Daniela Albuquerque ao velório de Hebe Camargo e ficou nervoso quando os jornalistas perguntaram sobre a delicada situação da apresentadora, que teve salários atrasados e rescindiu contrato. Chamou os repórteres de "sem educação" e ficou indignado, dizendo que era um absurdo eles fazerem esse tipo de pergunta numa hora dessas. Mas teria outra pergunta para fazer a ele? Hebe deixou o SBT, foi para a Rede TV! e se decepcionou... Ia voltar para o SBT, já havia acertado tudo, mas infelizmente não teve tempo. Ainda no velório, Silvio Santos deixou claro que queria Hebe de volta e lamentou não ter conseguido. (Fabíola Reipert)
Catarina vai seduzir Fernando e usá-lo para separar Laura e Edgar
A chegada de Catarina (Alessandra Negrini) a "Lado a lado" promete sacudir a trama de João Ximenes Braga e Cláudia Lage, no ar na faixa das 18h, na Globo. Desprezada por Edgar (Thiago Fragoso), que a deixou em Portugal e voltou ao Brasil para se casar com Laura (Marjorie Estiano), a moça fará de tudo para destruir a relação dos dois. E, para isso, se aproximará de Fernando (Caio Blat), o filho preterido do senador Bonifácio (Cássio Gabus Mendes). O rapaz, que a esta altura já terá tido problemas com o irmão, ficará completamente apaixonado por Catarina. Ardilosa, ela perceberá o fascínio que provoca em Fernando e seduzirá o rapaz para destruir o casamento de Edgar e Laura. Catarina vai se envolver com ele só para usá-lo em seus planos. E, com isso, os conflitos entre os irmãos serão cada vez mais frequentes.
Clima pesado
Continua pesado o clima nos bastidores da TV Brasil entre antigos funcionários e recém-chegados concursados. O pessoal da antiga TVE não apenas encara a chegada dos concursados com desconfiança. Há acusações mútuas de boicotes.
Doctor Who?
Alessandra Negrini vai entrar em “Lado a lado”, mas, enquanto isso não acontece, foi a Londres e prestigiou o 4º Brazilian Film Festival of London. Olha quem ela encontrou lá: Matt Smith, o Doctor Who da série britânica.
Convidada especial
Apresentadora do “Furo MTV”, Dani Calabresa gravou uma entrevista com Fernando Muylaert que irá ao ar esta noite, numa edição especial do “CQC”, na Band. Além dela, Rita Cadillac e Luan Santana aparecerão como repórteres do programa, que chega à sua edição número 200.
Parceria reeditada
Fabiana Karla, atualmente no ar em “Gabriela”, está escalada para a novela de Walcyr Carrasco. Como ela, Luís Melo, que também fez parcerias com o autor.
Filão
“José — De escravo a governador” ainda não estreou e a direção da Record já está buscando o tema para uma outra série bíblica que vai produzir em seguida. A ideia é repetir a dobradinha entre a autora, Vivian de Oliveira, e o diretor, Alexandre Avancini. É um projeto para estrear em 2014.
Conta gordinha
O Brasil fechou agosto com mais de 15,1 milhões de domicílios com TV paga. Ou seja: um em cada quatro lares tem o serviço, que já alcança 50 milhões de pessoas. Dados da Anatel.
Quebra-cabeças
Com isso, fica apertada a agenda de Avancini, na mira de Carlos Lombardi para dirigir sua primeira novela na emissora.
Mesa de Natal
“Dina Picucha” é o especial de fim de ano que a Globo está gravando em Porto Alegre desde a semana passada. A coprodução da emissora com a Casa de Cinema tem direção de Jorge Furtado. No elenco, Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele, Daniel Oliveira, Marco Ricca, Mariana Lima e Louise Cardoso.
NOTA 10
Para “Cheias de charme”, o elogio final que faltou. A novela de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira dirigida por Denise Saraceni será lembrada como uma ótima produção.
NOTA 0
Para “A tarde é sua”, que apresentou um depoimento de uma mulher com a seguinte legenda autoexplicativa: “Mandei ele morder para provar que ele era um vampiro”. Lixo total. (Patrícia Kogut)
Hebe Camargo consegue unir, por minutos, TV Globo, SBT e Rede TV!
Se durante todo o sábado, as redes sociais ficaram repletas de homenagens à primeira-dama da TV brasileira, Hebe Camargo (que morreu em decorrência das complicações de um câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos digestivos), com celebridades tirando do baú suas fotos ao lado da apresentadora e relembrando momentos alegres, o domingo foi de Faustão e do programa 'Fantástico', da Rede Globo, incensarem aquela que contribuiu e entrou para a História da TV brasileira. E foi bonito ver a integração entre as emissoras neste momento de homenagens. O "Fantástico" deu crédito, em letras bem grandes, às imagens cedidas pelo SBT e Rede TV!. Não estavam envolvidos interesses publicitários ou de ibope, como as negociações para exibições de eventos do porte de Olimpíadas de Londres ou desfile de Carnaval, no Rio. Tudo por obra de Hebe Camargo! Confesso que achei muito bonita a homenagem de Fausto Silva. O apresentador, amigo pessoal de Hebe, conseguiu nos emocionar sem ser piegas em frases ou dramas em busca de audiência. Ao contrário: Faustão conseguiu que as lembranças da amiga fossem momentos alegres, exatamente como Hebe sempre gostou. Padre Marcelo Rossi, outro amigo da apresentadora, lembrou bem, minutos antes do sepultamento, que ela sempre pediu que a cerimônia religiosa antes do seu enterro fosse um momento de celebração à memória e não uma ode à tristeza. Fausto seguiu essa verve. Relembrou episódios do passado, como o da impossibilidade de Hebe Camargo ir a velórios de amigos na companhia de Nair Bello e Lolita Rodrigues, fiéis escudeiras de mais de 50 anos de amizade. "Elas não podiam ficar uma do lado da outra, porque conseguiam fazer piada e a risada comia solta", disse Faustão. Acrescentou ainda que a tática montada pelo trio era ir a um velório e cada uma ficar em um local diferente do salão onde o corpo estava sendo velado. Nesse momento em que o apresentador fez o comentário, entrou um vídeo com uma entrevista antiga de Hebe, na qual ela revelava mais detalhes sobre esses episódios. "Certa vez, eu compareci a um velório e perguntaram se estava tudo bem comigo, porque eu demonstrava um choro compulsivo. Na realidade, eu escondia com a mão as risadas que eu estava dando. E consegui fazer aquela cena comovente". Essa era Hebe Camargo e como foi gostoso rir mesmo após sua morte. Mas, impossível não segurar as lágrimas com o que Fausto escolheu para encerrar o seu programa. No telão, uma foto de Nair Bello e, aos poucos, uma foto de Hebe Camargo foi sendo inserida do lado esquerdo. Fausto mostrou que as duas amigas se reencontraram desde sábado. Lindo, lindo. O "Fantástico" começou com Ana Paula Araújo e Zeca Camargo chamando uma reportagem sobre o velório e sepultamento de Hebe Camargo. Vimos o Rei e paixão de Hebe, Roberto Carlos, dizendo: "Hebe vai ficar no meu coração e no de todos os brasileiros"; o padre Marcelo Rossi cantar "Como é grande o meu amor por você..." e ser seguido pelos famosos e anônimos que foram ao Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo; o choro de Fábio Jr. junto ao caixão e o selinho de Silvio Santos na amiga que, dois dias antes da morte, havia sido recontratada para um novo programa no SBT. Depois veio aquela reportagem beeemmm "Fantástico" abordando a doença da apresentadora. O cardiologista Dante Senra comentou sobre a opção da família de Hebe, em comum acordo com ele, de o suporte médico nos últimos dias de vida serem feitos na mansão da apresentadora. "Eu a visitava todos os dias. Ela estava com um suporte de uma equipe muito boa. No entanto, os rins apresentavam sinais de falência", disse. Com a ajuda da internet, o programa ouviu ainda o oncologista Sérgio Simon, que está fora do país, mas falou sobre a cliente. "A primeira operação correu muito bem. Ela teve um ano de total restabelecimento, mas a doença voltou a se manifestar", lembrou. Depois, a consultora Gloria Kalil falou sobre a chancela que Hebe imprimiu com seu estilo de loura total, sexy, com roupas justas e transparentes. A apresentadora Astrid Fontenelle lembrou o último encontro, há exatos 15 dias, na casa de Hebe, com direito à foto e selinho. E até a participante do programa 'Mulheres Ricas', da Band, a joalheira Lydia Sayeg, comentou sobre as joias que a apresentadora sempre gostou de usar dia e noite. "Ela gostava de brilhar. E era uma estrela". Com certeza, Lydia. Hebe está brilhando lá no céu e em nossos corações. (Heloisa Tolipan)
Nenhum comentário:
Postar um comentário