Melhoria do ensino e aprendizagem é prioridade absoluta em Itabuna
A Secretaria da Educação de Itabuna está determinada a fazer da melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino a prioridade principal dentre as ações planejadas no âmbito pedagógico, principalmente para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, que corresponde aos Ciclos de Formação Humana da Infância – CIN I e CIN II. Para tanto, quatro programas estão sendo implementados e ampliados na Rede, com ênfase no avanço dos alunos nas competências da escrita e da leitura, bem como nas questões relacionadas à Língua Portuguesa e à Matemática: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Programa Mão na Massa, Programa de Formação Continuada Pró-Letramento para Professores e o Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização. A secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, ressalta que a decisão de prioriza estes programas dentre as ações que serão desenvolvidas no setor educacional itabunense visa, sobretudo, melhorar os índices de aprendizagem e, consequentemente, o desempenho da escola grapiúna. Lembrando de sua recente participação num encontro promovido pelo Ministério da Educação em Salvador, Dinalva revelou a inquietação dos técnicos da SEC para que o município possa responder com eficiência aos desafios postos em paralelo a inserção de Itabuna em diversos programas desenvolvidos pelo MEC. Ela cita o exemplo do Programa Mais Educação, que foi ampliado para 32 escolas da Rede, e da inclusão do município no Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização. “O que poderia ser entendido como mérito, na verdade deve ser compreendido como uma provocação para que possamos avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Portanto, a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem é o grande desafio que temos pela frente e precisamos vencer”, disse a secretária da Educação.
A concretização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Rede Municipal de Ensino de Itabuna começou no último dia 19, com a primeira formação dos professores alfabetizadores, realizada na UNIME com a mediação das orientadoras de estudos. A carga horária inicial foi de 8h com onze turmas, sendo três do CIN I, duas do CIN II, três do CIN III e de professores que atuam nas classes multisseriadas (Campo). A formação alcança 208 professores e aproximadamente 5.670 crianças serão beneficiadas. Dentre as atividades formativas estão às concepções acerca do currículo na perspectiva do ciclo de alfabetização, partindo dos princípios gerais, da ampliação do direito de aprendizagem até a perspectiva para uma educação do campo, além de oferecer apoio efetivo ao professor, uma vez que os orientadores de estudo acompanharão o trabalho dos professores alfabetizadores nas escolas. De acordo com a coordenadora municipal do Pacto, professora Márcia Lima Souza, a formação tem como objetivo apoiar os professores alfabetizadores no planejamento das aulas, a utilizarem de modo articulado os materiais didáticos e as referências curriculares e pedagógicas pertinentes à alfabetização, além de contribuir para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização. “A Secretaria da Educação espera enfrentar, com êxito, este que é um dos mais importantes estratégicos desafios da educação municipal: garantir que todas as nossas crianças, sem exceção,estejam plenamente alfabetizadas na idade apropriada”, argumentou.
Pró-Letramento
Outro programa iniciado pela SEC focado na formação do professor, o Pró-Letramento como toda política de formação traz ações efetivas com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino, contribuir para a evolução funcional do educador bem como o aprimoramento das competências, oferecendo suporte à ação pedagógica dos envolvidos. A coordenadora local do Pró-Letramento, professora Fátima Maria Santos, ressalta que participam do programa 70 profissionais do Ensino Fundamental anos iniciais que, a partir das contribuições do curso, poderão ressignificar a prática pedagógica, beneficiando assim mais de 2000 alunos que, por sua vez, estimulados pela proposta construirão novas relações com os saberes matemáticos e da linguagem. A SEC também já iniciou um diagnóstico na Rede Municipal de Ensino visando identificar os alunos que se enquadram no perfil do público-alvo do Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização, ou seja, que estão em defasagem com relação à escrita e a leitura, mesmo já tendo finalizado os anos iniciais do ensino fundamental e avançado para os ciclos da Pré-Adolescência e da Adolescência. A implementação do programa inclui a contratação formação de professores alfabetizadores.
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