sexta-feira, maio 03, 2013

Joaquim Barbosa critica veículos de comunicação por falta de "pluralismo"

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, criticou hoje a falta de “pluralismo” e a “fraca diversidade política e ideológica” na imprensa brasileira. Barbosa falou em um evento sobre liberdade de imprensa organizado pela Unesco, na Costa Rica. “Eu não seria sincero que eu concluísse essa apresentação sem trazer para esse público desvantagens que vejo no meu país acerca da informação, da comunicação, da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa.”
Para ele, o “problema está basicamente na falta de um pluralismo forte”. Ele fez a ressalva que estava expressando seu ponto de vista pessoal, como “cidadão livre e consciente”. “No Brasil, negros e mulatos representam de 50% a 51% do total da população, mas não-brancos são bem raros nas redações, nas telas de TV, sem mencionar a quase abstenção deles nas posições de controle ou liderança na maioria dos veículos de comunicações. É quase como se eles não existissem no mercado de ideias.”
“Raramente eles são chamados para expressar seus pontos de vista. Esse é o maior problema para nós, no meu ponto de vista”, disse. E continuou: “Eu apontaria a fraca diversidade política e ideológica na imprensa. O Brasil tem hoje três principais jornais nacionais impressos, todos eles mais ou menos inclinados para a direita no campo das ideias”.FolhaPress.

Nenhum comentário: