DSCF0078
Nesta sexta-feira, 26, a partir das 16h aconteceu uma das maiores manifestações em repúdio às imposições das multas de trânsito que vem acontecendo, arbitrariamente, na cidade de Ilhéus. A carreata saiu da Avenida Litorânea norte, no bairro do Malhado, percorrendo toda acidade, com atos públicos em frente ao Fórum Municipal e Praça Cairu. O encerramento aconteceu por volta das 18h, na Praça São João Batista, na zona sul da cidade.
A Carreata teve total adesão do povo de Ilhéus, principalmente dos proprietários de veículos automotores, que vêm sofrendo na pele a ingerência do atual gestor e, principalmente a imperatividade dos seus atos. Num clima de paz, a carreata puxada por um mini trio, somou mais de 200 veículos, entre carros de passeios, particulares, táxis, utilitários e dezenas de motocicletas.
DSCF0089
A adesão foi geral e por onde a carreata passava era um só coro: FORA JABES, FORA JABES, FORA JABES, em alusão não apenas ao ‘assalto’ das multas e perdas de pontos na habilitação, mas, pelo fraco desempenho do gestor público e insatisfação generalizada da sociedade ilheense.
Para o coordenador da carreata, vereador Cosme Araújo, o prefeito não vem respeitando o código de trânsito, não vem respeitando a sociedade e, nem mesmo o legislativo. E, não há mais clima para a permanência dele (o prefeito) no comando da cidade. “Em 08 de maio último fizemos um requerimento (104/2013) solicitando explicação do gestor sobre os critérios dos radares eletrônicos, bem como balanço dos ativos de todas as multas e destino dos recursos. Até hoje o prefeito não se pronunciou e ainda desdenha do parlamento. Por sua insensibilidade e irresponsabilidade, estaremos orientando que ninguém pague as multas, e mais: Representaremos o prefeito no MP com base Nos termos do art. 72, XIV, da LOMI, podendo ainda responder processo político-administrativo, nos termos do Decreto Lei 201/76, sob pena de afastamento imediato do cargo”, afirma Dr. Cosme Araújo.
DSCF0074
DSCF0091
Para a Polícia Militar em Ilhéus, a carreata, apesar da grande quantidade de veículos, transcorreu normalmente, sem nenhum tipo de incidente, nem mesmo atrapalhando o trânsito e fluxo. “Foi uma carreta que seguiu os trâmites lei e  ordem”, pontua o comando.