quarta-feira, agosto 14, 2013

Homicídio no São Lourenço. Vítima foi identificada

Natural de Entre Rios/BA Anthony Michel Almeida Lima, 21 anos, foi assassinado na madrugada desta quarta feira (14), nas imediações do Posto Atalaia, em frente a Transportadora Danielle, no bairro São Lourenço. A vítima, que estava vestida com uma camisa e jaqueta do Flamengo, bermuda cinza e calçando uma sandália Kennel, foi executada com seis tiros de pistola 380. O homem morreu com um celular na mão e uma corrente de prata no pescoço. Ao lado do corpo, marcas de pneus, dando a entender que ele foi morto por pessoas que estavam dentro de um veículo. Frentistas do posto de combustível, disseram ter ouvido disparos no final da noite de ontem. ,Já são 81 homicídios em Itabuna em 2013 -o 4º de agosto.

Conselho vai discutir irregularidades no transporte de Itabuna


O Conselho Municipal de Transporte de Itabuna vai realizar na próxima quinta-feira (22), na Câmara de Vereadores, uma reunião cuja pauta principal será a gratuidade no transporte público coletivo da cidade.Estarão presentes os representantes do Fiscal Grapiúna e do Comando Popular. Juntamente com o Conselho, eles discutirão as possíveis irregularidades em cartões de passagens gratuitas.Segundo o Conselho Municipal de Transportes, as investigações já começaram e cerca de 100 cartões podem estar em situação irregular. A medida que deverá ser tomada é o acionamento do Ministério Público, a fim de realizar um recadastramento na cidade.Atualmente, o município de Itabuna tem uma média de 10.000 cartões de gratuidade, dos quais mais da metade pertence a portadores de necessidades especiais. Porém, há denúncias de que alguns desses deficientes não possuem qualquer dificuldade de locomoção.

Revolta do Buzu é lembrada pelo MPL

Integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) e estudantes de unidades públicas de ensino ocuparam as ruas do centro da cidade na tarde desta terça-feira, 13, para lembrar os 10 anos da Revolta do Buzu. A concentração ocorreu no Campo Grande e os manifestantes caminharam até a Praça Municipal e fizeram vários atos em frente à sede da Prefeitura de Salvador.Estão previstas novas mobilizações estudantis e uma assembleia, que já está marcada para esta quarta, 14, define onde e quando serão os protestos.A caminhada que reuniu cerca de 500 participantes transcorreu normalmente até a Praça Municipal, onde alguns jovens atiraram ovos contra a prefeitura e respingos atingiram policiais militares. Os manifestantes gritaram palavras de ordem e ofensas ao prefeito ACM Neto, que não recebeu até o momento representantes do MPL. Segundo Gilcimar Brito, presidente da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (Ages), a chuva de ovos demonstrou a insatisfação dos estudantes com o prefeito, que não se mostra aberto ao dialogo.Durante o protesto, policiais militares tentaram prender um dos integrantes do movimento.

Jaguaquara: adolescente é detida suspeita de agredir filha até a morte


Uma adolescente de 17 anos está apreendida suspeita de ter matado a filha de 50 dias depois de uma série de agressões em Jaguaquara, segundo informações da delegacia da cidade. A própria jovem confessou em depoimento que agrediu a filha em momento de nervosimo, mas sem intenção de matar.Segundo a delegacia local, a polícia foi chamada pela manhã na rua do Campo, no entroncamento de Jaguaqara, com a informação de que havia no local o corpo de uma criança. Ao chegar lá, encontraram o bebê ainda vivo, com a avó. A criança foi levada às pressas para o Hospital Municipal, mas já chegou morta.Como a menina tinha hematomas, estava com o braço direito quebrado e o pescoço deslocado, a polícia suspeitou do caso. A adolescente acabou confessando as agressões. Ela disse que na noite de ontem a menina estava com muita cólica e foi levada ao médico. Mesmo tomando um remédio, ela não parava de chorar e a mãe ficou nervosa, começando a sacudir o bebê. A avó da criança também foi ouvida e contou que tentou impedir a adolescente, pedindo para ela parar, sem sucesso. O pai da criança está internado em Jequié por conta de um acidente de moto.

Ambulâncias de Riachão de Jacuípe estão abandonadas em almoxarifado


Sem uso desde quando chegaram ao município, em novembro de 2012, as ambulâncias do SAMU, que deveriam estar sendo utilizadas nos casos de urgência e emergência, salvando vidas, encontram-se abandonadas no pátio do almoxarifado da prefeitura de Riachão do Jacuípe, sendo degradadas pela ação do tempo e para que ninguém veja nada da pista, são colocados maquinas e carros velhos e em uso na frente das ambulâncias. Conforme o vereador Sérgio Roberto – Celinho (PHS) há comentários na cidade, que os veículos deverão ser devolvidos ao Ministério da Saúde, por conta da sua não utilização. O assunto já foi pauta de discussão em várias sessões da Câmara.O vereador ressaltou que recentemente, o presidente da Casa da Cidadania, Marquinhos (PP), convocou o enfermeiro Julio Leão, coordenador do SAMU no município, para que ele explicasse o motivo do não funcionamento das ambulâncias e a justificativa é que os municípios consorciados.

Aneel endurece critério para benefício de tarifa social


A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira critérios mais rígidos para a seleção da população de baixa renda que tem direito à tarifa social (com desconto). As famílias terão de entregar mais documentos e as distribuidoras farão verificações junto a cadastros do Ministério do Desenvolvimento Social – Cadastro Único ou cadastro do Benefício de Prestação Continuada (BPC) –, que somam cerca de 20 milhões de pessoas.A distribuidora tem três dias úteis, após o pedido dos consumidores, para conceder a tarifa social. Mas, antes, terá de verificar se as informações de renda estão corretas junto ao cadastro do Ministério. A disttribuidora também não poderão aceitar uma autodeclaração dos consumidores de que estão aptos a receber o benefício, e terão 120 dias para adaptar seus sistemas às novas exigências da Aneel.Os interessados em ter os descontos da tarifa social deverá informar nome, CPF e carteira de identidade. Se não tiverem, deverão apresentar outro documento oficial com foto e, se forem indígenas, o Registro Administrativo de Indígena (Rani), documento emitido pela Funai. Os interessados deverão informar ainda o código da unidade consumidora a ser beneficiada e o Número de Identificação Social (NIS).

Senado estende efeitos da Lei da Ficha Limpa para todos os seus servidores


O Senado aprovou nesta terça-feira (13) projeto que estende os efeitos da Lei da Ficha Limpa para os seus servidores contratados --sem concurso público-- que ocupam cargos nos gabinetes dos senadores, nas lideranças dos partidos e na Mesa Diretora da Casa. A decisão deve ser promulgada nos próximos dias e já passará a valer.Com a decisão, a instituição fica obrigada a contratar servidores que não tenham sido condenados por crimes graves, como previsto pela lei.A Lei da Ficha Limpa, aprovada pelo Congresso em 2010, determina que os políticos só podem ser empossados nos cargos eletivos se não tiverem sido condenados por uma série de crimes, entre eles os hediondos e aqueles contrários à administração pública.Basta apenas uma sentença colegiada, proferida por mais de um juiz, para que o político se torne inelegível, como prevê a Lei da Ficha Limpa. Se houver condenação definitiva, o político fica inelegível por até oito anos.O Senado aprovou em julho proposta que estende a Lei da Ficha Limpa para os servidores da administração federal, mas ele ainda precisa do aval da Câmara para vigorar.

Câmara aprova PEC do Orçamento impositivo


O plenário Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, 14, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que obriga a União a executar 1% das receitas correntes líquidas das emendas individuais dos parlamentares, a chamada PEC do Orçamento Impositivo. Bandeira de campanha de Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN) à presidência da Casa, a PEC foi aprovada por 378 votos favoráveis. O projeto agora seguirá para apreciação dos senadores.Durante o dia, o governo condicionou o apoio à proposta se pelo menos 50% das emendas fossem destinadas ao investimento e ao custeio da área da Saúde. No entanto, os deputados concluíram que seria possível destinar até um terço das emendas para o setor. No final do dia, os líderes concluíram que não poderiam fazer alterações no texto aprovado na Comissão Especial e dar espaço para um futuro questionamento judicial. Para um plenário cheio, Alves ressaltou que não havia omissão da Casa para com a Saúde, mas uma "preocupação regimental".

DF tem o segundo metro quadrado mais caro do país, diz estudo


Um boletim do Observatório Imobiliário do DF, divulgado pelo Governo do Distrito Federal, aponta Brasília com a cidade que tem o segundo metro quadrado mais caro do Brasil (R$ 8.381). Na frente da capital federal fica apenas a cidade do Rio de Janeiro, onde o metro quadrado custa R$ 9.285.A 9ª edição do boletim reúne dados referentes aos meses de maio e junho deste ano. Lançado em dezembro de 2011, o boletim foi criado pela Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), com o objetivo de acompanhar a situação do mercado imobiliário no DF. Segundo o levantamento divulgado pelo GDF, na variação acumulada no ano, tendo por base o mês de maio de 2013, o setor alcançou apenas 0,3%, indicando uma quase estabilidade nos preços dos imóveis.Em julho o Sindicato da Construção Civil (Secovi-DF) já sinalizava a valorização dos imóveis brasilienses. Na pesquisa do sindicato, pela média geral do DF, o Plano Piloto obteve os maiores preços de imóveis residenciais em relação às outras regiões. Mesmo assim, o mercado imobiliário da Capital registrou, na média geral, estabilidade no setor.

Petrobras pediu reajuste de combustível, afirma Lobão


A Petrobras tem reiterado os pedidos de reajuste nos preços dos combustíveis, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Segundo ele, o governo reconhece haver defasagem em relação ao preço internacional, porém isso não quer dizer que o pedido será atendido.Na segunda-feira, o diretor financeiro e de relações com investidores da Petrobras, Almir Barbassa, afirmou que espera um aumento do nível de alavancagem da companhia até o fim do ano. Segundo ele, essa previsão deve ocorrer em condições estáveis do mercado, porém, se houver aumento dos preços dos combustíveis no mercado nacional, a alavancagem pode não crescer.Lobão ressaltou que a decisão passa necessariamente pelo Ministério da Fazenda. Ele disse que, além das avaliações de impacto econômico da medida, o ministro Guido Mantega é o presidente do conselho de administração da estatal.

Sequência de acidentes deixa ao menos dois mortos e dez feridos na BR-116


Pelo menos duas pessoas morreram e outras dez ficaram feridas na tarde desta terça-feira em dois acidentes ocorridos em sequência na BR-116, próximo a Itambacuri, no Vale do Mucuri. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta e um carro de passeio bateram de frente, deixando um morto. Enquanto era realizada a remoção dos veículos, um caminhão desgovernado bateu em diversos carros que estavam parados no congestionamento e atropelou um homem que estava na pista.Segundo a PRF, o primeiro acidente ocorreu por volta das 13h30, na altura do km 306 da rodovia, próximo ao trevo de acesso à cidade de Itambacuri. Um carro de passeio e uma carreta bateram de frente, matando na hora o condutor o veículo menor. Não houve outras vítimas, segundo a polícia.Por causa da batida, o trecho ficou parcialmente interditado, provocando congestionamento. Um caminhão desgovernado bateu em nove veículos que estavam parados. Alguns ficaram completamente destruídos. Ainda segundo a PRF, pessoas que estavam em pé na pista foram atropeladas e uma delas morreu no local.

Inadimplência do consumidor cai 3,5% em julho


A quantidade de pessoas que deixaram de pagar suas contas caiu 3,5% em julho na comparação com junho. É o segundo recuo mensal consecutivo e a menor variação para um mês de julho desde 2006. Na comparação com julho do ano passado a queda foi ainda maior: 5%. Na comparação entre os sete primeiros meses de 2013 com o mesmo período do ano passado, o índice vem registrando queda, ainda assim cresceu 4%. No primeiro semestre do ano, o indicador havia registrado crescimento de 5,6%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (13) pela empresa de consultoria Serasa Experian.As principais responsáveis pela queda do indicador em julho foram as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.), que teve variação negativa de 8,7%. Em seguida, aparece a inadimplência com os bancos que caiu 2,2%. Já os títulos protestados e os cheques sem fundo apresentaram alta (8,5% e 16,3%, respectivamente).De acordo com a Serasa, o valor médio da inadimplência não bancária e dos títulos protestados registraram queda de 8,4% e 2,2%, no acumulado do ano em relação ao mesmo período do ano passado

Municípios dos Campos de Cima da Serra têm previsão de neve


Uma nova massa de ar polar está atuando sobre o Rio Grande do Sul, o que trouxe possibilidade de neve para as partes mais altas, como os municípios dos Campos de Cima da Serra. Há chances de o fenômeno ocorrer na manhã desta quarta-feira em São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul.A influência do ar polar faz a temperatura cair muito em todo o Estado. A condição de neve se dá pelo clima estar nublado com chuva. A combinação de frio e umidade, porém, pode provocar apenas chuva congelada, segundo o Climatempo.Em Ausentes, a mínima nesta quarta será de 1°C, mas a sensação térmica prevista é de 9°C negativos. A conjectura para Bom Jesus é semelhante, segundo a Central RBS de Meteorologia. A temperatura mínima será a mesma, mas a sensação fica em 8°C negativos.Cambará do Sul também tem previsão de neve de manhã. O termômetro deve chegar a 3°C, com sensação de 7°C negativos. Vacaria não tem previsão de neve, mas a mínima será a menor entre os municípios dos Campos de Cima da Serra: 0°C.Em Caxias do Sul, a chuva não dá trégua na quarta-feira. A mínima prevista para o município é de 3°C, mas a sensação térmica será de 3°C negativos.

Colheita de café no Brasil avança com tempo seco


A colheita de café do Brasil da safra 2013/14 avançou recentemente e já se aproxima de 70% da área total nas principais regiões produtoras do Sudeste do país, afirma o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar Meteorologia.Ele disse ainda que uma nova massa de ar polar irá avançar para a região Sul do Brasil, levando ao declínio acentuado das temperaturas. A possibilidade de geada, no entanto, está restrita ao Sul, e não há risco para os cafezais de São Paulo e Minas Gerais, importantes Estados produtores."Os últimos dias foram bastante favoráveis aos trabalhos de colheita do café em praticamente todas as regiões produtoras do Sudeste, com isso houve um bom avanço nos percentuais de lavouras colhidas", disse o especialista.Segundo ele, em Minas Gerais, que produz mais da metade do café do país, o maior produtor mundial da commodity, a colheita já foi realizada em quase 70 por cento dos cafezais.No Cerrado e no Triângulo Mineiro, a colheita está mais adiantada do que no Sul de Minas.Em São Paulo, o índice de colheita também é semelhante ao de Minas Gerais.

Aliança com o tráfico fortalece a máfia das vans


Expansão de território, garantia de segurança e pagamento de propina a policiais são as molas mestras para a aliança da máfia das vans com traficantes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), nas zonas Norte e Oeste, em mercado que movimenta R$ 15 milhões por mês. Uma mensagem suspeita para César Moraes Gouveia, o Coroa ou Cabeção, apontado pela Polícia Civil como o maior ‘empresário’ ligado à Cooperativa Rio da Prata, foi interceptada dia 21 de janeiro no Presídio Lemos Brito por agentes da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).O material faz parte de investigação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE) e do Ministério Público, que inclui ainda a ligação do transporte alternativo com o jogo do bicho. Na carta, um presidiário agradece a César por ter ajudado o grupo a financiar a clonagem de duas viaturas da Polícia Federal. Pede ainda auxílio para que outros dois veículos também sejam clonados. Ele cita que outro objetivo do bando do traficante Marcelo Santos das Dores, o Menor P, chefe de favelas do Complexo da Maré, seria a invasão da favela Vilar Carioca, em Inhoaíba. O território também é de interesse das vans.

Saiba como pedir no INSS a aposentadoria especial


O segurado que trabalhou em atividade considerada insalubre pode ter o direito à contagem do tempo especial para aumentar sua aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).A regra mais vantajosa favorece quem trabalha ou já trabalhou em atividade prejudicial à saúde.Para garantir esses períodos especiais, o segurado precisa reunir corretamente a documentação exigida pela Previdência Social.Como as regras mudaram algumas vezes nos últimos 20 anos, é preciso ficar de olho nas exigências da época em que o trabalhador exerceu a atividade prejudicial à saúde.Até abril de 1995, o INSS usava uma relação de profissões consideradas prejudiciais à saúde.Para essa época, o segurado precisa ter, na carteira de trabalho, o registro com uma das profissões previstas na lista.

Ônibus são queimados na Penha


Três ônibus da empresa Nossa Senhora de Lourdes foram incendiados, nesta terça-feira à noite, no Parque Proletário, no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, em protesto contra a morte de Laercio Hilário da Luz Neto, de apenas 17 anos, que segundo moradores trabalha como barbeiro na comunidade. De acordo com policiais, o corpo do jovem foi encontrado com sinais de asfixia na Rua 6, em cima da laje de uma casa. Moradores acusam policiais de serem responsáveis pela morte do rapaz.– Recebi uma ligação às 20h dizendo que meu filho estava morto. Ele não tem marcas de tiro no corpo. Só sinais de enforcamento e agressão. Acredito que ele tenha sido torturado, só não sei se por policiais ou traficantes – desabafou o pai do garoto, Ladilson Hilário da Silva, que negou envolvimento do filho em crimes.Moradores atearam fogo nos ônibus e também apedrejaram um carro da polícia, numa localidade conhecida como Praça São Lucas. Ao longo da noite, também foi possível ouvir muitos tiros, em vários momentos (o último deles pouco após a meia-noite). Dois ônibus foram queimados na Rua Engenheiro Francisco Passos e o terceiro, na Rua Maragogi.

Nenhum comentário: