quarta-feira, outubro 02, 2013

Rede hoteleira de Ilhéus investe na gestão de receitas para aumentar a taxa de ocupação

O que seria um hotel com a intenção de projeção nacional e internacional sem estratégia de gestão de receitas ou marketing on line? A gestão de rendimento, também conhecida como a gestão de receitas, é uma das ferramentas disponíveis para os hotéis para maximizar as vendas e garantir uma elevada ocupação de sua criação, não importa a época. De acordo com o professor Álvaro Lopes Dias, do Instituto Superior de Gestão, em Portugal, a gestão de receitas, mais conhecida como Revenue Management, visa oferecer uma abordagem diferente à rede hoteleira, numa dinâmica diferenciada e direcionada para a gestão, promoção e marketing de empresas hoteleiras. “Esta prática combina elementos de diferentes áreas, como marketing ou operações, a fim de vender quartos de hotel para a pessoa que procura a um preço exato em um determinado momento. Em outras palavras, é a conexão entre a compra e venda. Um quarto vazio é um recurso que não gera receita para hotéis e o mesmo se aplica às companhias aéreas, por exemplo”, explica o professor. De acordo com pesquisas divulgadas pelo site revenuehoteles.com, a gestão de receitas representam 27% das vendas de hotéis em todo o mundo e possui muitas ferramentas automatizadas que permitem decisões a cada minuto para, dessa forma, garantir que os quartos sejam vendidos ao preço certo, no momento certo, para o comprador certo. Em Ilhéus, principal cidade turística da região da Costa do Cacau, na Bahia, o investimento da rede hoteleira na gestão de receitas já promete bons resultados para reduzir a sazonalidade do setor. Na opinião de Juliana Brandão, Assistente de Marketing dos hotéis Aldeia da Praia e Praia do Sol, a utilização desta ferramenta serve para antecipar e reagir à procura do cliente, evitando os problemas gerados pela baixa demanda e sazonalidade do setor. “Ano passado usamos este tipo de programa em feriados prolongados e os desconto eram de até 20% do valor total. Agora, com o novo site dos hotéis, estamos tentando novamente fazer uso deste programa, que tem como vantagem ter uma previsão de ocupação mais precisa e uma melhoria do planejamento dos novos investimentos”, destaca Juliana.

Nenhum comentário: